Internet norte-coreana cai durante nove horas após EUA prometer responder à ataque

Poucos norte-coreanos usam computadores e, nesse grupo, os que conseguem algum acesso conectam-se apenas com uma rede de intranet doméstica.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Importantes site norte-coreanos voltaram ao ar nesta terça-feira após uma queda que durou horas e aconteceu depois de os Estados Unidos prometerem responder ao ataque cibernético contra a Sony Pictures.

Washington culpa Pyongyang pela ação dos hackers que, além de divulgarem documentos e filmes do estúdio, fizeram ameaças que levaram ao cancelamento da estreia do filme "A Entrevista".

A Casa Branca e o Departamento de Estado recusaram-se a dizer se o governo norte-americano foi responsável pela queda da internet na Coreia do Norte, um dos países mais pobres e menos interligados pela rede mundial de computadores em todo o mundo.

Embora o país seja equipado com internet de banda larga, apenas um pequeno segmento da população tem acesso à rede. Poucos norte-coreanos usam computadores e, nesse grupo, os que conseguem algum acesso conectam-se apenas com uma rede de intranet doméstica.

Embora negue responsabilidade pela invasão do sistema da Sony, Pyongyang chamou a ação de "fato justo" e deixou clara sua raiva a respeito de "A Entrevista", comédia que mostra o assassinato do atual líder norte-coreano, Kim Jong Un.

Funcionários do governo sul-coreano, que falaram em condição de anonimato, disseram que a Agência de Notícias Central e o jornal Rodong Sinmun, os principais canais oficiais de informação da Coreia do Norte, haviam saído do ar, mas os sites voltaram a funcionar posteriormente nesta terça-feira. Dentre as postagens glorificando o governo da família Kim havia um sobre uma visita de Kim Jong Un a uma fazenda da produção de bagres.

Especialistas norte-americanos em computadores descreveram as falhas na internet norte-coreana como amplas e progressivamente piores.

Jim Cowie, cientista chefe da Dyn Research, uma empresa que monitora a performance da rede, afirmou em post on-line que a internet do país voltou após ficar fora do ar por nove horas.

As possíveis causas da queda incluem um ataque externo à frágil rede ou mesmo problemas de fornecimento de energia, escreveu Cowie, acrescentando que "podemos apenas especular".

No ano passado, a Coreia do Norte sofreu quedas semelhantes de sua internet durante tensões nucleares com os Estados Unidos, a Coreia do Sul e outros países. Pyongyang culpou Seul e Washington pelos problemas.

O presidente Barack Obama disse que o governo norte-americano espera responder ao ataque à Sony, que ele descreveu como um caro ato de "vandalismo cibernético" da Coreia do Norte.

Mais de um milhão de pessoas usam telefones celulares na Coreia do Norte. A rede cobre principalmente as maiores cidades, mas os usuários não podem fazer ou receber ligações dos exterior. A intranet do país dá acesso a sites aprovados pelo governo e trabalha com seus próprios navegadores, ferramentas de busca e programas de e-mail, segundo o Ministério de Unificação sul-coreano.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES