IPI reduzido para automóveis já acaba dia 31; Aproveite!

IPI reduzido para automóveis já acaba dia 31; Aproveite!

A redução do IPI para carros foi uma estratégia do governo para estimular a economia.

O mercado automobilístico está plenamente aquecido e esse efeito é causado pelo fim da redução do IPI, que deve acontecer no dia 31 deste mês. No Piauí, as concessionárias estão lotadas e o consumidor quer aproveitar os últimos dias do incentivo do governo.

A redução do IPI para carros foi uma estratégia do governo para estimular a economia, criar mais empregos e esvaziar os pátios das montadoras. O prazo para redução do IPI começou em maio, e já foi estendido de agosto para outubro. Até o momento, o Ministério da Fazenda não emitiu nenhum comunicado sobre a possibilidade de nova prorrogação do prazo. Os analistas de mercado afirmam acreditar que a medida não será novamente estendida.

A taxa está zerada para a compra de automóveis 1.0, além de reduzir de 13% para 6,5% veículos movidos à gasolina e de 11% para 5,5% automóveis a álcool/flex. Os automóveis comerciais leves têm o imposto reduzido de 4% para 1%. Para os automóveis que não estão no Regime Automotivo, incluindo os importados por empresas que não têm fábrica no Brasil ou nos países com os quais o Brasil tem acordo, como os do Mercosul, a alíquota cai de 37% para 30% (até 1000 cilindradas); de 41% para 35,5% (de

1000 a 2000 cilindradas); e de 34% para 31% (utilitários).


IPI reduzido para automóveis acaba dia 31 e consumidores lotam concessionárias em THE

De acordo com Érico Veiga, gestor da Canadá Veículos, concessionária Chevrolet em Teresina, Parnaíba e Caxias, depois do dia 10 de outubro a direção da empresa começou a sentir que o fluxo de clientes na loja teve um aumento. ?Tenho certeza que isso se deve ao fato de que as pessoas perceberam a proximidade do fim do prazo?, informa Érico Veiga, acrescentando que além de preços baixos, a Chevrolet está com condições especiais de financiamento.

Quando o consumidor faz a conta na ponta do lápis, percebe que o desconto do IPI vale realmente a pena. Alexandre Area Leão, gestor da Alemanha Veículos, concessionária Volkswagen em Teresina, Parnaíba e Floriano, lembra que após o fim da medida, a previsão é de que os carros 1.0 fiquem até R$ 4

mil mais caros.

?Além do desconto no preço do carro, estamos contando com o apoio dos bancos parceiros que estão

oferecendo taxas mais competitivas e celeridade na aprovação?, conclui.

Fonte: Elisa Karina