Jair Bolsonaro confirma adesão a acordo de licitações para empresas

O anúncio da medida já havia sido feito pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, durante o Fórum Econômico de Davos

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Jair Bolsonaro informou nesta quinta-feira (23.jan.2020), por meio da sua conta do Twitter, que autorizou a adesão do Brasil ao Acordo de Compras Públicas da OMC (Organização Mundial do Comércio). O dispositivo permite que empresas estrangeiras participem de licitações e de concorrências públicas em território brasileiro. 

“Em respeito ao dinheiro do pagador de imposto, buscaremos licitações mais transparentes e com ampla concorrência internacional, abrindo ainda 1 mercado de USD 1,7 trilhão por ano para empresas brasileiras”, publicou Bolsonaro. 

O anúncio da medida já havia sido feito pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, durante o Fórum Econômico de Davos na última terça feira (21.jan).  “É o acordo pelo qual nós agora passamos a admitir empresas de fora também para todas as compras que a gente fizer, 1 tratamento isonômico”, disse na ocasião.

Na prática, o acordo, conhecido pela sigla em inglês GPA (Government Procurement Agreement), obriga os países a dar isonomia e tratamento a empresas nacionais e internacionais em contratações públicas. Atualmente, são 42 países signatários, incluindo os 27 da União Europeia. Empresas brasileiras ganham com o acordo, porque também passam a usufruir dessas garantias nos mercados internacionais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES