Jean Wyllys emociona ao falar sobre Miss Brasil:'Ofusca os odiosos'

Piauiense Monalysa Alcântara está sendo vítima de racismo.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A piauiense Monalysa Alcântara foi eleita Miss Brasil 2017 no concurso realizado em Ilhabela, no litoral de São Paulo, no sábado (19). A jovem de apenas 18 anos, que é estudante e Administração, chamou bastante atenção dos jurados e terá a oportunidade de representar o país no Miss Universo.

A nova Miss Brasil passou a ser alvo de comentários racistas nas redes sociais. Nesta terça-feira o deputado federal Jean Wyllys usou seu perfil no Facebook  para defender a piauiense.  O parlamentar afirma que o "racismo no Brasil é de tal forma impregnado que há aqueles que não conseguem simplesmente assistir a uma pessoa negra vencer um concurso de beleza".

Segundo o deputado, Monalysa está sendo alvo de preconceito justamente por ser negra e nordestina. "Quando se trata de uma mulher negra, o que deveria ser uma avaliação, em instantes, se revela a extrapolação de um racismo historicamente arraigado, chulo e ignorante. A branquitude simplesmente não perdoa", escreveu. 

Confira o texto na íntegra!

"O racismo no Brasil é de tal forma impregnado que há aqueles que não conseguem simplesmente assistir a uma pessoa negra vencer um concurso de beleza. Existe gente que não consegue suportar a ideia de uma mulher negra no topo de uma competição de aparências.

Não é como nos casos em que a disputa final se da entre duas mulheres brancas. Não é simplesmente discordância dos jurados, o que seria esperado para um programa que se propõe a fomentar exatamente esse tipo de discussão.

O que ocorre é de outra natureza. Quando se trata de uma mulher negra, o que deveria ser uma avaliação, em instantes, se revela a extrapolação de um racismo historicamente arraigado, chulo e ignorante. A branquitude simplesmente não perdoa.

Mas ainda bem que a beleza de Monalysa Alcântara, a nova miss Brasil [oxalá, miss universo, em breve!] é tamanha que ofusca os odiosos que, nos últimos dias, encheram de chorume as caixas de comentários nas redes sociais. A verdade é que, a cada passo que da, um racista feio cai gelado pro lado. Monalysa Alcântara recebeu uma merecida coroa para reinar sobre a cabeça dos invejosos"

Nova Miss Brasil é piauiense

Em um evento com apresentação de Cássio Reis, a beldade desbancou outras 26 competidoras. Na fase de perguntas e respostas, a nova Miss Brasil teve de responder qual será a sua estratégia para representar a beleza brasileira internacionalmente.

"Minha super estratégia será ser eu mesma: uma mulher nordestina, que passou por diversas coisas, muitas dores que fizeram ser quem eu sou hoje. Vou ser eu mesma. Não tem segredo", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES