Jornal Meio Norte terá caderno especial com Retrospectiva dos fatos que marcaram 2011

Jornal Meio Norte terá caderno especial com Retrospectiva dos fatos que marcaram 2011

Essa é a primeira vez que o Jornal Meio Norte faz um caderno especial só com retrospectivas.

Os leitores do Jornal Meio Norte vão começar o ano-novo relembrando os fatos que marcaram 2011: já está sendo preparado o caderno especial de retrospectiva, com os acontecimentos que foram notícia durante este ano em todas as áreas. O caderno circulará no primeiro dia de 2012, com um formato especial.

O diretor de Jornalismo do Jornal Meio Norte, José Osmando de Araújo, fala sobre o projeto. ?O caderno está sendo preparado no formato tabloide, com um projeto gráfico e editorial completamente inovador, feito pela jornalista Tatiara de França. Nesse caderno, vamos destacar os principais acontecimentos de cada segmento nos campos internacional, nacional e local?, adiantou Osmando.

O diretor afirmou ainda que essa é a primeira vez que o Jornal Meio Norte faz um caderno especial só com retrospectivas. ?Vamos abordar uma grande variedade de assuntos, com as notícias que foram destaque em 2011: educação, saúde, emprego, cultura, esportes, economia ? todos esses assuntos estarão incluídos?.

Assuntos nacionais destacados

Os textos estão sob a responsabilidade das jornalistas Liliane Pedrosa e Carolina Durães. ?A retrospectiva faz um apanhado dos acontecimentos mais importantes do ano e que foram destaque no Jornal Meio Norte. Procuramos, ao longo de dois meses, selecionar aqueles fatos que marcaram a vida do piauiense, mas também dando especial atenção a assuntos nacionais. E através de uma releitura, apresentamos novos textos, não resumos, que serão presenteados ao leitores do JMN?, diz Liliane.

Da política ao esporte, da cultura à polícia, o leitor terá a oportunidade de relembrar o que mais foi notícia, os enfoque dados, os destaques, os desdobramentos, enfim, tudo o que fez o Jornal Meio Norte circular diariamente se preocupando em levar as informações mais importantes e atuais aos piauienses.

Caderno relembrará conquistas e tragédias

Carolina Durães também adiantou um pouco do que os leitores poderão conferir a partir de 1º de janeiro, através de um minucioso esforço de reportagem que produzirá um trabalho destinado a virar referência para consultas.

?Vamos relembrar o que aconteceu de mais importante no Piauí, no Brasil e no mundo. Fizemos um apanhado dos principais destaques veiculados no JMN e, por fim, uma triagem do que seria mais importante. Passamos o mês de novembro inteiro engajadas na produção deste caderno e ainda estamos trabalhando em cima dos últimos acontecimentos. O caderno relembrará momentos alegres e tristes de 2011.

?Falaremos sobre a posse da primeira mulher a governar o Brasil e mostraremos uma avaliação do seu primeiro mandato. O caderno também abordará outros fatos que marcaram a história, como a morte do terrorista Osama Bin Laden e o casamento Real, além das conquistas no esporte piauiense. Será um caderno bem diferenciado, onde poderemos avaliar o ano de 2011 através das notícias?.

Questionada sobre a importância de fazer esse trabalho de rememorar os fatos, a jornalista deu um pouco mais de detalhes do projeto. ?Com a retrospectiva é possível avaliar o ano de 2011 através dos fatos mais relevantes noticiados na imprensa.

Foi um ano em que tivemos conquistas na educação, como o resultado do Enem que revelou que o Piauí tem duas das melhores escolas do Brasil no Ensino Médio, assim como no Esporte, como piauiense Rômulo, do Vasco da Gama, que foi chamado por Mano Menezes para a seleção brasileira de futebol.

Em contrapartida, foi um ano de grandes tragédias, como o massacre do Realengo, no Rio de Janeiro, e o atentado de Oslo, na Noruega. Também tivemos perdas como a morte precoce da cantora Amy Winehouse e a morte do ex-vice-presidente José Alencar.

Fonte: Dowglas Lima