Jovem de 13 anos cria aparelho que gera energia limpa e custa R$ 15

O prêmio lhe trouxe também um incentivo de 25 mil dólares

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não são poucos os grandes avanços tecnológicos, que podem efetivamente fazer do mundo um lugar melhor, que acabam impedidos ou ao menos desestimulados por questões ou interesses financeiros.

Um bom exemplo é o uso de energia renovável em âmbito doméstico: instalar painéis fotovoltaicos no telhado de sua própria casa pode custar mais de 20 mil reais. A jovem americana Maanasa Mendu não só não se deixou intimidar seu projeto pela barreira financeira, como decidiu por dribla-la, criando ela mesma uma maneira de extrair energia do vento e da chuva por apenas 15 reais.

Aos 13 anos de idade, Mendu utilizou um material piezoelétrico para transformar a vibração da chuva e do vento em energia. Essa tecnologia se vale da capacidade de alguns cristais de gerar tensão elétrica em resposta a uma pressão mecânica – como por exemplo as gotas de chuva ou aforça do vento.

A máquina de Mendu – que foi aprimorada com a ajuda da engenheira Margaux Mitera, sua mentora científica – pode ser produzida por apenas 5 dólares. A ideia de cria-la, no entanto, não se deu somente para aliviar o peso em seu próprio bolso, mas após uma visita que a jovem fez à Índia.

Espantada em enxergar a dura realidade do país, no qual um grande número de pessoas não possuem acesso à energia elétrica, Mendu entendeu que precisava desenvolver algo funcional e acessível.

Com sua invenção Mendu não só economizou milhares de dólares como também venceu o desafio de Cientistas Jovens da 3M, sendo eleita a melhor cientista jovem dos EUA.

O prêmio lhe trouxe também um incentivo de 25 mil dólares, que serão utilizados para desenvolver uma versão comercializável de sua máquina. Pelo visto, o futuro próspero de Mendu pode significar também um futuro melhor para todos nós.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES