Jovens propõem políticas públicas em plataforma digital em THE

O primeiro desafio da plataforma é focado na juventude

O prefeito Firmino Filho lançou ontem (23) à noite, em conversa com jovens da zona Norte de Teresina no Parque Lagoas do Norte, a plataforma digital Teresina e-você. Um instrumento de participação popular on line para a construção de soluções conjuntas para os desafios que a cidade enfrenta.

“Essa plataforma nos incentiva a construir uma juventude que conhece seus direitos e luta por eles e por uma cidade e um país melhores. A Teresina e-você percebe os jovens como cidadãos e oportuniza a implantação de políticas públicas pensadas pelos jovens para os jovens. Com ela, os jovens se sentirão e se portarão como verdadeiros cidadãos, propondo soluções aos problemas da cidade e auxiliando na implementação das políticas públicas”, comemorou José de Ribamar, presidente do Grêmio Estudantil da Unidade Escolar Professora Helena Aquino.

O primeiro desafio proposto pela plataforma Teresina e-você é Como a juventude pode contribuir para reduzir o consumo de drogas e construir uma cultura de paz?. Cada jovem pode cadastrar quantas sugestões desejar, em resposta ao desafio proposto.

“A plataforma já está disponível para o cadastro de propostas. Basta acessar o endereço eletrônico teresinaevoce.teresina.pi.gov.br . Depois, uma comissão analisará todas as sugestões e selecionará as 35 mais viáveis de implementação. Essas 35 retornarão à plataforma para votação popular. As 10 mais votadas serão executadas. A Prefeitura de Teresina destinará R$ 5 mil reais para a execução de cada proposta vencedora, sob a coordenação de seu autor, e R$ 1 mil como reconhecimento pela contribuição de cada autor de proposta vencedora. Todas as propostas serão executadas na área de abrangência do Programa Lagoas do Norte”, explicou Júlio César Lima Filho, secretário municipal de Juventude.

Para o prefeito Firmino Filho, a plataforma Teresina e-você contempla um público naturalmente conectado ao universo virtual e o chama a participar da gestão pública: “A Teresina e-você é destinada principalmente a jovens. Nosso objetivo é construir uma cidade cada vez melhor por meio do diálogo com a população. É isso que a plataforma nos possibilita: ouvir a juventude; conhecer suas propostas para melhorar a cidade e enfrentar os desafios; e construir, juntos, as políticas públicas de que necessitamos. E não é só ouvir. O autor de cada proposta vencedora coordenará a execução de sua ideia, ou seja, participará ativamente da gestão pública, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento de uma cidadania ativa e de uma gestão pública cada vez mais compartilhada”, destacou.

Segundo o prefeito, embora o primeiro desafio da plataforma seja focado na juventude, a Teresina e-você poderá ser utilizada, em outros momentos, para auxiliar na solução de desafios em diversas áreas da administração municipal.


Image title

Image title

Image title

Image title


Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina