Jovens timonenses recebem mil certificados de cursos do Pronatec

Jovens timonenses recebem mil certificados de cursos do Pronatec


A população de Timon ficou ainda mais preparada para o mercado de trabalho na última semana. É que foram entregues mil certificados aos formandos de 2014 que participaram do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O Pronatec tem se mostrado um excelente instrumento de capacitação, e já teve destaque no Prêmio Piauí de Inclusão Social. Os diplomas foram entregues pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES) dos diplomas na quarta-feira (25), e a solenidade aconteceu no ginásio do prédio do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal, através da Lei 11.513 de 2011. O programa tem como objetivo tornar fácil o acesso da população a cursos profissionais e tecnológicos. Milhões já foram beneficiados, e os cursos são providos por instituições do Sistema S (SENAI, SENAT, SENAC e SENAR). Em Timon, os cursos foram realizados em pareceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Formaram-se ano passado 57 turmas e foram oferecidos 33 cursos diferentes no IFMA. A coordenação está satisfeita com os bons resultados trazidos pelos cursos que estão sendo oferecidos todos os anos pelo Pronatec em Timon. “Conseguimos disponibilizar para a população timonense 1.416 vagas, não só a urbana como a rural, e isso representa um avanço na educação e na capacitação dos moradores para o mercado de trabalho”, destaca Tiago Bezerra, coordenador do Pronatec em Timon.

Fonte: Jornal Meio Norte