Jovens usam caixas de leite para reduzir temperatura das casas

O projeto ainda precisa de incentivos para sair do papel.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diego e Gabriellen de Vasconcelos, irmãos gêmeos do Ceará, desenvolveram um projeto inovador para o reaproveitamento de caixas de leite e suco que seriam jogadas no lixo.

Os estudantes do curso de Petroquímica do Instituto Federal do Ceará transformaram as embalagens Tetra Park, para que elas reduzam a temperatura dentro de residências e outros ambientes em até 8ºC, algo realmente significativo para quem vive no calor do sertão nordestino.

“Essas caixas possuem seis camadas (duas de alumínio, duas de plásticos e duas de papel), daí a iniciativa consiste em colocar mantas de embalagens Tetra Pak abaixo das telhas e entre os caibros e as ripas (madeiras fixas no teto para segurar o telhado). Com isso, ela tem a propriedade de refletir os raios solares e, consequentemente, diminuir a temperatura do local”, contou Diego.

A ideia surgiu de uma pesquisa feita por Gabriellen, após observar sua mãe, professora de química, preparar uma aula. “Ela foi preparar uma aula para utilizar esses materiais pra fazer telhas. Percebi, então, que aquilo dava pra fazer um projeto para enviar para as feiras de ciências da região. Já tinha visto algumas pesquisas sobre o assunto, e resolvi testar”, disse a estudante.

Infelizmente, o projeto ainda precisa de incentivos para sair do papel, já que os irmãos não possuem bolsa de estudos nem nada parecido para que pudessem se dedicar inteiramente ao projeto. “Caso tivéssemos, poderíamos amplificar ainda mais essa iniciativa e torná-la mais eficaz e acessível”, conclui Gabriellen.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES