Justiça determina transferência de Ursa Marsha para santuário em SP

A ursa atualmente está no Parque Zoobotânico em Teresina

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O juiz Frederico Botelho de Barros Viana da 4ª Vara Cível da Sessão Judiciária do Distrito Federal deferiu na noite desta segunda-feira (6) liminar determinando que a ursa Marsha que vive no Parque Zoobotânico, em Teresina, seja transferida para o santuário Associação Mata Ciliar, em Judiaí (SP).

A decisão foi proferida em detrimento de uma ação popular movida por Carolina Mourão Albuquerque, presidente da Confederação Brasileira de Proteção Animal. 

Devido o calor, ativistas pediram a transferência da ursa do Zoobotânico e acusaram o parque de maus tratos com a ursa.

A ursa, de 26 anos e 210 kg, vive no local desde 2011, quando foi resgatada de um circo em Belém, no Pará. Segundo o Governo do Piauí, o Parque Zoobotânico de Teresina tem o maior recinto para abrigar ursos no Brasil. Com 450 metros quadrados, o espaço conta com área de cambeamento, duas maternidades, piscina e aspersores de água para amenizar o calor.

Na decisão, o juiz afirma que segundo os documentos apresentados nos autos, a "situação da ursa Marsha é uma definiçãoprecisa de crueldade imposta pelos humanos", e acrescenta: "Se nós cidadãos fecharmos os olhos para estes fatos, não sei se somos mais evoluídos do que os animais que subjulgamos", escreveu.

Em outro momento o juiz fala sobre o Piauí e do calor que assola o estado. "Em uma cognição sumária, com base nos documentos técnicos (parecer de cientista na ferramentayoutube, inclusive) comprovam a situação de crueldade a qual a ursa parda Marsha é submetida no lindo, decente, honrado, com pessoas maravilhosas, mas extremamente quente estado do Piauí, o qual já tive o prazer de conhecer", disse o juiz.

Veja Decreto:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES