Justiça do Trabalho Itinerante vai atender trabalhadores no interior

Os serviços prestados no local irão abranger também a população residente nos municípios vizinhos

Os moradores do município de Canto do Buriti, localizado a 423 quilômetros ao Sul de Teresina, serão atendidos pelo projeto Justiça do Trabalho Itinerante entre os dias 30 de agosto e 01 de setembro de 2010. Coordenada pelo Diretor da Vara, Juiz Titular e um servidor da Vara do Trabalho de São Raimundo Nonato, a equipe estará no Fórum de Justiça da cidade para atender reclamações trabalhistas da comunidade.

Os serviços prestados no local irão abranger também a população residente nos municípios vizinhos como Brejo do Piauí, Capitão Gervásio Oliveira, João Costa, Lagoa do Barro, Nova Santa Rita, Pedro Laurentino, Ribeira do Piauí e Tamboril do Piauí.

Para ser beneficiado pelo projeto, basta comparecer ao Fórum Local da cidade de Canto do Buriti nos três dias em que a equipe estará no município. O trabalhador interessado em participar do atendimento prestado pela Justiça Itinerante não precisa estar acompanhado de advogado. Basta apresentar a carteira de trabalho, carteira de identidade e CPF (original e cópia), como também levar dados do reclamado (nome, endereço) e a documentação referente ao que ele está reclamando.

Serão atendidas reclamações trabalhistas envolvendo anotação de carteira de trabalho e previdência social (CTPS), rescisão de contrato de trabalho, salários em atraso, aviso prévio, férias, horas extras adicionais, seguro desemprego e serviços prestados para trabalhadores autônomos, eventuais, avulsos, estagiários, representantes comerciais, entre outros.

Segundo o diretor da Vara do Trabalho de São Raimundo Nonato, Ivan Oliveira, qualquer trabalhador poderá que comparecer ao Fórum local de Canto do Buriti para fazer a reclamação trabalhista ou obter informações jurídicas. ?O grande benefício da Justiça Itinerante é que o trabalhador pode ajuizar sua ação de maneira célere, simples e sem custos. A Justiça Itinerante garante a acessibilidade, ao levar a Justiça às pessoas carentes, que muitas vezes não tem como se deslocar até a Vara de São Raimundo Nonato?, pontua Ivan.

Implantando pelo Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região - Piauí (TRT-PI), o projeto Justiça do Trabalho Itinerante aproxima ainda mais a justiça do trabalho da comunidade, levando informações importantes aos trabalhadores e empregadores sobre direitos e deveres nas relações do trabalho, propiciando de um clima de conscientização coletiva e de desenvolvimento econômico tanto para a empresa quanto para o trabalhador. As audiências referentes às reclamações trabalhistas de Canto do Buriti irão acontecer entre os dias 4 e 8 de outubro de 2010.

Fonte: Assessoria