Justiça Federal no RJ mantém suspensão da posse de Cristiane Brasil

Foram duas decisões desfavoráveis a recursos da AGU

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justiça Federal no Rio manteve a suspensão da posse da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) no Ministério do Trabalho. Foram duas decisões desfavoráveis a recursos da Advocacia-Geral da União (AGU) nesta segunda-feira, uma na primeira e outra na segunda instância.

A AGU havia pedido ao juiz Leonardo da Costa Couceiro, da 4ª Vara Federal de Niterói, para reconsiderar sua decisão que suspendeu a posse na semana passada. O magistrado negou a solicitação.

Em outra decisão, desta vez no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), a AGU teve os embargos da declaração (um tipo de recurso) negados. O juiz federal Vladimir Vitovsky fixou a competência da 4ª Vara Federal de Niterói para tratar do caso e ordenou a reunião dos processos com o mesmo assunto na Justiça Federal do Rio de Janeiro.

Com a decisão de Vitovsky, os processos ajuizados em Magé, Teresópolis, Rio de Janeiro, Nova Friburgo, Campos e Macaé que pediam a suspensão da posse de Cristiane Brasil serão reunidos, e ficará a cargo do magistrado de Niterói julgar o mérito do caso, uma espécie de julgamento definitido em primeira instância. Até o momento, o juiz deferiu apenas a liminar, uma decisão temporária.

Responsável pela articulação política do governo Michel Temer, o ministro Carlos Marun criticou, nesta segunda-feira, o juiz Leonardo da Costa Couceiro por ter suspendido liminarmente, na semana passada, a posse de Cristiane Brasil. Desde então, o governo reforçou a artilharia jurídica e passou a entrar com uma série de recursos para tentar garantir a posse de Cristiane, que segue suspensa.

Para Marun, o juiz "se equivocou" ao barrar a posse da deputada, e afirmou também que empossar ministros é ato exclusivo do presidente da República.

— Minha posição é que esse juiz se equivocou na sua decisão — disse o ministro, que acrescentou:

— Nesse momento, Cristiane Brasil é uma questão do Judiciário, o governo recebeu a indicação do PTB, entende que ela tem condições de ser ministra e o artigo 84 da Constituição Federal coloca como ato normativo do presidente nomeação e exoneração de ministros. Entendemos que a Constituição vai ser respeitada.

POLÊMICAS

O dinheiro usado para pagar as parcelas de uma dívida trabalhista que Cristiane Brasil tem com um ex-motorista tem saído da conta bancária de uma funcionária lotada em seu gabinete na Câmara.

Cristiane foi processada na Justiça trabalhista por dois ex-motoristas que alegaram não ter tido a carteira assinada enquanto eram empregados dela, conforme divulgou a TV Globo.Uma das ações foi movida por Leonardo Eugênio de Almeida Moreira e, nesse caso, a nova ministra fez um acordo para pagar a ele R$ 14 mil, divididos em dez parcelas que começaram a ser repassadas em maio do ano passado. Acontece que saem da conta bancária de uma assessora de Cristiane — e não da própria deputada Cristiane — os R$ 1,4 mil mensais.

Cristiane alegou que reembolsava a funcionária de seu gabinete.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES