Justiça Itinerante acontece na DPE-PI a partir de terça-feira (23)

As pessoas que procurarem o serviço na Unidade João XXIII

A Defensoria Pública do Estado do Piauí sedia a partir da próxima terça-feira, dia 23 de agosto, mais uma edição da Jornada Justiça Itinerante. O atendimento será feito na Unidade João XXIII,  onde funcionava o Espaço da Cidadania com as atividades iniciando a partir das 7h30. A Jornada Justiça Itinerante é desenvolvida pelo Tribunal de Justiça do Piauí e tem a DPE-PI como parceira através da Defensoria Itinerante.

Até a quinta-feira (25), as pessoas que procurarem o serviço na Unidade João XXIII serão recebidas pela equipe da Defensoria, que realizará diariamente 50 atendimentos para divórcio consensual e 50 para registro público. A equipe também prestará  orientações sobre reconhecimento de paternidade, serviços de  retificação de registro civil de nascimento, suprimento de óbito, homologação de acordo de pensão alimentícia, restauração de assento de nascimento, reconhecimento e dissolução de união estável, entre outros considerados ações de natureza consensual.

Segundo a subdiretora de Secretaria da Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, Giovanna de Oliveira Arêas, essa edição do atendimento será destinada somente às ações de natureza consensual  e exames de DNA com coleta de material genético. Também será realizada nesta edição a inscrição para casamento comunitário.

O diretor da Defensoria Itinerante, defensor público  Afonso Lima da Cruz Júnior, afirma que a expectativa de movimento é grande. “Sempre que realizamos uma ação da Justiça Itinerante registramos uma grande procura por parte dos assistidos pela Defensoria Pública, que já sabem da celeridade com que é feito o atendimento e alcançados os resultados, por isso aguardamos um público significativo durante todos os dias da ação”, diz o diretor.

A defensora pública Christiana Gomes Martins de Sousa, que integrará a ação na próxima semana também está otimista quanto ao trabalho. “A nossa expectativa é, como sempre, a melhor possível com a próxima edição da Justiça Itinerante que tem início na terça feira, dia 23: atender o maior número de assistidos de forma conclusiva e célere, e, assim, alcançar o fim maior, qual seja, o acesso à justiça a quem precisa”, afirma a defensora.

A Defensoria Itinerante conta, além da direção do defensor público Afonso Lima da Cruz Júnior, com a coordenação da defensora pública Paula Batista da Silva, tendo ainda em seus quadros o defensor público Francisco Cardoso Jales, na 2ª Defensoria Pública Itinerante.

Fonte: Com informações do Portal do Governo