Ladrões furtam 3 km de cabos e deixam cidade sem luz por 14 h

A ação de ladrões deixou uma cidade inteira no escuro

A ação de ladrões deixou uma cidade inteira no escuro por 14 horas. O furto de aproximadamente 3 km de cabos de alta tensão deixou as 12.517 unidades consumidoras de Promissão, a 467 km de São Paulo, sem energia elétrica.

De acordo com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) o fornecimento foi interrompido exatamente as 17h37 de quinta-feira e só foi restabelecido na manhã desta sexta-feira, as 7h50. Além da grande quantidade de cabo que precisou ser substituído, o mau tempo também atrasou o serviço.

As 36 mil pessoas que residem no município passaram o final da tarde e toda a noite na escuridão. Segundo Francisco Carlos Martins, gerente regional da CPFL Paulista, além do furto dos cabos por onde passavam 63 kW/h, postes e torres foram danificados pela ação dos vândalos. Alguns comerciantes saíram prejudicados.

A sorveteria de Antônio Francisco amargou um prejuízo de aproximadamente R$ 10 mil. Ele perdeu 72 baldes de sorvetes, que foram preparados para garantir o abastecimento da cidade durante o feriado de Finados, e centenas de picolés. O proprietário da sorveteria registrou boletim de ocorrência na manhã desta sexta-feira. Outros diversos boletins foram registrados, por empresas e por moradores que deixaram de realizar festas e eventos por causa da falta de energia.

O furto dos cabos aconteceu na linha que liga a cidade de Guaíra até Promissão. De acordo com o eletricista Marcos Leandro Garcia que já trabalhou para companhias de abastecimento, essa ação dos bandidos foi muito arriscada, já que a tensão que passava pelos cabos é considerada muito alta e um deslize seria fatal. Segundo ele, para levar essa quantidade de cabos foi necessário utilizar mais que dois veículos grandes, como caminhões, além de várias pessoas para carregar.

Fonte: Terra, www.terra.com.br