Lagoa do Portinho volta a ganhar vida e impressiona pela beleza

Lagoa do Portinho, no litoral, sofria grande risco de desaparecer.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Lagoa do Portinho, considerada um dos principais cartões postais do Piauí, correu sério risco de desaparecer e agora passa por um processo de recuperação. Na quarta-feira, dia 20 de abril, foi concluído a abertura de um canal interligando o Rio Portinho até a sua Lagoa.

O canal vai levando à água até a lagoa de um modo mais lento de sua capacidade por obstrução de uma vegetação entre as dunas, que já forma um lago dando o visual especifico de um santuário ecológico por juntar animais silvestres com as plantas do paisagista Burle Marx. 

A vegetação com grande quantidade de lama, entretanto, bloqueia parte da água direcionada para Lagoa.  Água vinda do canal esbarra nessa vegetação e, a partir dela, segue em pouca quantidade na direção ao balneário onde abriga os bares da lagoa. Uma retroescavadeira foi utilizada para realização do trabalho da abertura do canal. 

A Lagoa, durante bastante tempo, sofreu processo progressivo de assoreamento, provocado por uma grande quantidade de lixo que  vez ou outra ainda é despejada no local. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES