Lava-Jato: Procuradores ameaçam renúncia caso Temer sancione pacote

A idéia é abandonar a força-tarefa e voltar às atividades habituais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após deputados aprovarem emendas que descaraterizaram a proposta das dez medidas contra a corrupção, a força-tarefa da Lava Jato ameaçou parar os trabalhos, se o presidente Michel Temer sancionar a lei.

Aprovado nesta terça-feira (29) na Câmara, o PL 4.850/16 ainda precisa ser aprovado pelo senado antes da sanção.

A declaração de Carlos Fernando Lima, procurador da República, é clara: “Vamos renunciar coletivamente à Lava Jato caso essa proposta seja sancionada pelo presidente”.

A idéia dos procuradores é abandonar a força-tarefa da Lava-Jato e voltar às suas atividades habituais. Nesse caso, caberia à PGR (Procuradoria-Geral da República) designar outros procuradores ou decidir se encerraria a equipe. 

"Nós vamos simplesmente retornar para nossas atividades habituais porque muito mais valerá a pena fazer um parecer em previdenciário do que se arriscar investigando poderosos", afirmou o procurador Deltan Dellagnol, coordenador da Lava-Jato, em coletiva de imprensa em Curitiba.

Ele classificou a votação como o "mais forte deferido contra a Lava-Jato em toda a sua história”. De acordo com ele, os deputados reagiram às investigações. "Fizeram isso porque estamos investigando. Chegaríamos muito mais longe", afirmou.

"Fica claro com a aprovação desta lei que a continuidade de qualquer investigação sobre poderosos, sobre parlamentares, sobre políticos, cria riscos pessoal para os procuradores. Nesse sentido, nossa proposta é de renunciar coletivamente caso essa proposta seja sancionada pelo presidente", afirmou o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima.

Das dez medidas propostas, os pontos mantidos foram apenas a criminalização do caixa dois (dinheiro para campanha não declarado) e inclusão de alguns crimes na categoria de hediondos apenas se o valor desviado for superior a R$ 8,8 milhões

A medida foi inserida pela Câmara ao pacote de 10 medidas contra a corrupção nesta madrugada.

Em nota lida durante  a entrevista, os procuradores disseram que a votação desta madrugada foi o ''começo do fim da Lava-Jato''. 

''É o golpe mais forte contra a Lava Jato em toda sua história', disse Dellagnol. 

Para os procuradores, os deputados foram movidos por um 'espírito de autopreservação'. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES