Vereadora defende lei para proibir animais em circos

Essa será a segunda tentativa da vereadora de conseguir a proibição do uso de animais em circos.

A vereadora Tereza Britto (PV) irá propor à Câmara Municipal na próxima semana um projeto de lei que pede a proibição de animais em espetáculos circenses em Teresina.

Segundo a vereadora, se o projeto for aprovado, a capital poderá diminuir o caso de acidentes e evitar a transmissão de doenças, além de preservar a fauna e a flora da cidade.

?A prática de donos de circo é tratar animais com reforços negativos, com instrumentos que queimam e machucam, afetando o psicológico dos animais?, justifica.

Essa será a segunda tentativa da vereadora de conseguir a proibição do uso de animais em circos. No ano passado, o projeto perdeu a votação em plenário por um voto. ?Dessa vez vai passar porque já temos um voto a mais?, acredita.

No início deste ano foi encontrada uma tigresa com visíveis traços de maus tratos, ocasionados devido às apresentações em um circo localizado no Bairro Parque Piauí.

O animal foi mandado para tratamento em um santuário no estado de São Paulo. O caso, de acordo com a vereadora, poderá sensibilizar os demais vereadores a votarem a favor da lei.

?O espetáculo circense deverá ser recriado, ressaltando as habilidades do ser humano e abrindo possibilidades de emprego para artistas?, argumenta.







FOTOS: HELVIO MENESES

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte