Leitos de UTI neonatal não sairão da Maternidade, garante Sesapi

A garantia foi dada pelo secretário de Saúde Florentino Neto

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em reunião do Conselho Estadual de Saúde (CES-PI), realizada nesta quarta-feira (20), o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, declarou que, por parte do Governo do Estado, está encerrada a discussão de transferir os leitos de UTI neonatal da Maternidade Wall Ferraz (CIAMCA) para a Maternidade Evangelina Rosa.

A decisão foi tomada após ampla rejeição dos órgãos de controle social ligados à saúde, a exemplo do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO 14), que se manifestou contrário ao fechamento dos leitos na CIAMCA.

Segundo o presidente do Crefito 14, Marcelino Martins, a mudança traria prejuízos para a saúde dos pacientes e ainda mais dificuldades no atendimento materno-infantil.

“Esse era um projeto totalmente irresponsável, no sentido de que não houve uma discussão com os órgãos de controle e com a sociedade, além de não ter havido um estudo apropriado dos impactos. Teríamos sérios pontos a serem manejados, como o transporte desses recém-nascidos e a incapacidade estrutural da Maternidade Evangelina para receber novos leitos”, afirma Marcelino Martins.

Também estiveram presentes na reunião o promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes e representantes de órgãos de controle municipal e estadual.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES