Litoral piauiense atraiu cem mil turistas durante férias de julho

Estimativa é da Polícia Militar

Mais uma vez os municípios litorâneos do Piauí foram os destinos mais procurados por turistas que decidiram passar o período das férias de julho com tranquilidade. Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba receberam uma estrutura de segurança para que tudo ocorresse como planejado.

A Secretaria de Turismo do Piauí (Setur) em parceria com a Polícia Militar, secretarias de Secretaria de Saúde e Segurança, Eletrobras, Agespisa, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e outros, avaliam como positivo o trabalho realizado em conjunto no litoral do estado.

Segundo o secretário de Turismo, Flávio Nogueira Júnior, este ano, o litoral recebeu, além dos piauienses, mas também muitos turistas de outros Estados.

“O litoral é um dos principais destinos turísticos do Piauí. Esse ano, com base na procura por informações no quiosque da Setur localizado na orla de Atalaia, constatamos que muitos turistas de outros locais vieram conhecer nossas praias que são bastante apreciadas também pelos piauienses. Ficamos felizes com o resultado”, comenta o gestor, destacando a procura pelo Delta do Parnaíba, que faz parte da Rota das Emoções.

Equipes de limpeza contratadas pela Setur intensificaram o trabalho em algumas praias. A ação envolve 30 homens e segue até o inicio desse mês de agosto, abrangendo a orla de Atalaia, a praia de Macapá e Barra Grande. O trabalho foi bastante elogiado pelos turistas.

“Eu fiquei impressionada com a limpeza nas praias. Nós, turistas, também somos responsáveis por isso, recebi materiais que mostravam o foco principal dos órgãos que era a limpeza e a circulação de veículos nas praias, achei tudo muito organizado”, destaca a educadora, Ivone Nunes que mora em Tocantins. 

Ainda durante o período, duas equipes da Sesapi trabalharam com o projeto “Vida no Trânsito”, onde foram entregue cerca de quatro mil exemplares de material educativo, alertando sobre dengue, zika e chikungunya, assim como preservativo masculino, feminino e gel lubrificante.

“Tivemos participações em blitz educativas que aconteceram em pontos estratégicos do município juntamente com o Detran e Dnit”, explica Rose Piauilino, representante da Sesapi.

Segundo estimativa da Polícia Militar, o litoral piauiense atraiu cerca de cem mil turistas neste período.

“Circulamos por todo o litoral, mais de 80 policiais trabalharam no litoral do estado. Realizamos algumas ocorrências e fizemos algumas apreensões. Ações preventivas de equipes especializadas da Polícia com o BPRE, CIPTran, BPA E BPRone também aconteceram para garantir preservação ambiental e a tranquilidade da população”, finaliza o coronel Márcio Oliveira, representante da Polícia Militar.


Litoral piauiense (Crédito: Kelson Fontenele)
Litoral piauiense (Crédito: Kelson Fontenele)


Fonte: Portal Meio Norte