Litoral piauiense é a escolha de muitos turistas brasileiros

Mês de férias atrai muitos turistas.

A alta temporada de verão no Nordeste começou e os turistas que escolheram o litoral piauiense como destino de férias terão muitas opções de lazer, culinária e artesanato.

Um dos atrativos é a Praia de Atalaia, localizada no município de Luís Correia no Piauí, a 15 quilômetros de Parnaíba. O lugar reúne muitos bares e restaurantes. Além disso, vendedores ambulantes que circulam no espaço, despertando interesse nos turistas com seus produtos regionais de artesanato e culinária.

Para amenizar o calor dos banhistas, a um preço mais acessível, o casal de vendedores ambulantes, Francisca Pereira e Dimar Veras, que trabalha na praia há 35 anos, oferece numa motocicleta desde a boa água de coco, refrigerante e cerveja.

Já para quem prefere espaços mais sofisticados e com mais opções ainda, na Praia de Atalaia há muitos restaurantes que servem aos turistas o melhor da culinária local, como o baião de dois, maria isabel, peixes e paçocas.

Image title

Dentre eles está o restaurante de Carlos José Rodrigues, há 20 anos no mercado, explorando tanto a culinária piauiense como a música regional, para atrair os clientes. O proprietário revela que é preciso investir em qualidade para atender bem quem vem ao litoral. “Para atrair clientes a gente trabalha com shows ao vivo de músicos de todo o Estado. Muitos vêm de Teresina. Além disso, uma culinária diferenciada dos demais locais, como peixe à brasileira, peixe a escabeche, peixe ao molho de camarão e peixes fritos. Cada prato acompanhado com farofa, cebola, tomate, cenoura, batata-doce”, explica.

Segundo Carlos José Rodrigues, nesse período para atender a demanda, precisa comprar peixes de outros estados. “Em altas temporadas, a demanda de peixes aumenta nos restaurantes. E o que se pesca no litoral piauiense não é suficiente para atender todos os clientes. Então, temos que apelar para peixes do Maranhão e do Pará”, destaca.

Para quem gosta de ver um belo por do sol ou aproveitar um relaxante banho de mar, fica a dica.

Image title

Pipas ganham o céu no litoral do Piauí

Durante a temporada das férias de julho, as pipas, que eram mais comuns na capital, dão cores e alegrias aos céus do litoral piauiense. Atendendo, principalmente, a criançada que busca nas pipas uma forma de se divertir.

O vendedor de pipas, Ribamar Rodrigues, diz que o negócio é muito procurado pelos turistas e que consegue garantir uma renda no final do mês.

“As vendas de pipas são boas, mas com a temporada de julho, as vendas aumentam bastante. Chego a vender 30 pipas por dia. Dá para descolar bacana”, destaca Ribamar Rodrigues, que complementa a renda da família.

Image title

Image title

Fotos: Kelson Fontinele

Fonte: Márcia Gabriele