Litoral se prepara para receber os turistas na férias

Litoral se prepara para receber os turistas na férias

Todos os preparativos para tornar a temporada das férias mais atraente estão sendo finalizados e deve agradar as cerca de 100 mil pessoas.

Quem estiver se programando para curtir as férias do mês de julho no litoral piauiense já pode se animar. Todos os preparativos para tornar a temporada das férias mais atraente estão sendo finalizados e deve agradar as cerca de 100 mil pessoas que costumam passar pelo local nesse período. Além de mar, muito sol e belezas naturais, várias opções de lazer, como ações esportivas, culturais e feiras de artesanato estão dentro da programação das atividades a serem realizadas em Parnaíba e Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande.

As atividades terão início no dia 15 de julho. A equipe de Operações e Marketing da Secretaria de Turismo do Piauí (Setur) já reuniu as ações das secretarias municipais de Turismo, juntamente com as do Governo do Estado, e formatou um calendário único. Todas essas ações têm um único objetivo: permitir que o turista que vai passar férias com a família no nosso litoral tenha várias opções de lazer. Estamos satisfeitos com a programação que será oferecida, porque contempla atividades para quem gosta de esportes, artesanato, música e dança?, coloca o secretário do Turismo, Marco Bona.

As praias de Atalaia e Coqueiro, em Cajueiro da Praia, serão os locais a serem realizadas atividades esportivas. Já o Festival Junino e a Feira Cultural prometem movimentar Barra Grande. ?Teremos shows musicais com bandas de pop rock, samba e axé, além da Feira de Artesanato do Litoral, que acontecerá na Praia de Atalaia com artesãos coordenados pelo Prodart e na Praça Núbia Suely, em Luís Correia?, afirma Marco Bona.

Oficinas de grafite, estética e hip hop também estarão sendo realizados a partir do dia 21 de julho, na Orla de Atalaia. ?Estamos preparando tudo para que as famílias tenham o litoral como o melhor lugar para curtir as férias.

Nossa intenção é que essa temporada seja a mais tranquila e mais animada de todas?, diz o secretário destacando que em complemento as esses preparativos, está sendo feita a troca de cabos de iluminação e refletores da praia de Atalaia e que uma empresa foi contratada para fazer toda a limpeza da orla.

No próximo dia 6 de julho um evento no Palácio de Karnak, com o governador Wilson Martins, deve abrir oficialmente a temporada e dar início à divulgação da programação e da Campanha Piauí Festa do Sol. A programação de férias no litoral está sendo coordenada pela Secretaria do Turismo do Piauí e conta com atividades elaboradas pela Fundac, Cojuv e Fundespi.

Corpo de Bombeiros reforça segurança nas praias

Faltando poucos dias para as esperadas férias do mês de julho, muitos começam os preparativos para seguir viagem. Como de costume, as praias do litoral piauiense são os locais mais movimentados nesse período, e aproximadamente 100 mil pessoas circulam todos os anos nesse mesmo período em Parnaíba. Por isso, é necessária uma maior preocupação com a segurança dos turistas que escolhem as praias da cidade para o lazer da família, já que as ocorrências de acidentes diversos e sobretudo os aquáticos aumentam neste mês.

Para dar uma maior segurança aos turistas, um efetivo de 12 homens do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí deve ser enviado a Parnaíba e no dia 2 de julho já estará em atividade. As praias do Coqueiro, Atalaia e Cajueiro da Praia serão os pontos de atuação. ?Esses 12 militares vão se juntar aos 31 militares pertencentes ao 2º Batalhão, escalados pelo comando da unidade, totalizando 46 bombeiros envolvidos?, afirma o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Piauí, coronel Manoel Santos.

Atividades de prevenção aquática, salvamento, atendimento pré-hospitalar a acidentados, além de ou-tras operações de competência da corporação. ?Por ano são registrados cerca de 50 afogamentos nas praias do litoral piauiense e no período de férias acontece um ou dois casos deste tipo. Nossa intenção é que esse número diminua cada vez mais, por isso realizamos todos os anos esse trabalho?, frisa o comandante.

A operação vai até o dia 5 de agosto. A estimativa do custo total da operação é de R$ 52.318,60. Vários tipos de veículos estarão à disposição, como viaturas de busca, salvamento e incêndio, bomba tanque, motocicleta, bugre, quadriciclos, jet-skis e lancha. ?Adquirimos dois jet-skis que vão ser usados um na praia de Atalaia e o outro no Cajueiro da Praia. Eles devem aulixiar os militares a fazer um controle maior do local de atuação?, finaliza o coronel ressaltando que os profissionais estarão realizando um trabalho diários das 6 às 18h.

Fonte: Aline Damasceno