Loja gratuita atende moradores de rua no Centro de Teresina

A proposta é inspirada em uma ação de uma ONG africana

Fazer o bem sem olhar a quem. E é com essa proposta que um grupo de jovens está se mobilizando para ajudar pessoas em situação de rua. Só em Teresina, o número de pessoas em situação de vulnerabilidade atendidas pela Semtcas, através do Centro POP chega a 247.

A ação vai acontecer no dia 15 de agosto, de 8h às 17h, na Praça da Bandeira, centro de Teresina. Tudo começou quando a designer Débora Silva viu em suas redes sociais uma postagem da ONG africana The Street Store, uma loja a céu aberto com produtos gratuitos, exclusivamente para moradores de rua.

Com essa ideia, a jovem discutiu com 10 amigos e a causa foi ganhando cada dia mais adeptos. E agora, com 50 voluntários, a intenção é arrecadar doações.

“Eu sempre quis ajudar, de alguma forma, as pessoas que mais precisam. Só não sabia como. Certo dia navegando no meu Facebook vi a postagem da ONG The Street Store e entrei em contato com eles para saber como trazer essa ideia para Teresina.

Os organizadores nos deram todos os encaminhamentos. E estamos mobilizando doações”, explica Débora Silva.

Para a jovem designer, a loja gratuita pretende promover não apenas objetos e acessórios aos mais necessitados, mas sim por em destaque a solidariedade entre as pessoas.

“Todos podem doar. A nossa meta é fazer alguma coisa boa para a sociedade. É um ato muito nobre que faz bem a quem ajuda. E eu espero que sensibilize mais pessoas para essa causa. Porque um dia qualquer um pode precisar do outro; queremos divulgar a solidariedade”, pontua.

Os interessados na ação solidária podem doar cobertores, roupas, calçados e acessórios, como cintos, bijuterias, bonés, chapéus, bolsas ou mochilas. São aceitos objetos para todas as idades, desde crianças a adultos, preferencialmente, masculinas.

“O nosso objetivo é ajudar quem precisa. Não apenas moradores de rua. Se uma pessoa carente chegar e pedir uma peça, não iremos falar ‘não’. Até porque em Teresina há muitas famílias carentes”, esclarece.

As doações podem ser feitas nos postos de coletas até o dia 08 de agosto. Após a data, a doação pode ser feita apenas no dia e no local do evento. Já quem pretende se tornar voluntário da ação deve entrar em contato com os seguintes números: (86) 98808-7179/99939-3251.

Fonte: Virgínia Santos e Márcia Gabriele