Posto de Saúde atende apenas uma criança por dia

Posto de Saúde atende apenas uma criança por dia

No cenário de dificuldades, há também falta de medicamentos

A dificuldade maior no Posto de Saúde da Vila Santa Bárbara está na marcação de consultas. As causas são atribuídas à enorme demanda. O posto atende a vários bairros da zona leste de Teresina, razão pela qual muitas mães e gestantes ficam a madrugada inteira à espera de atendimentos na frente do posto.

A fila se inicia às duas da manhã, e nem sempre os pacientes conseguem uma vaga. Outro problema está na queda do sistema de marcação de consultas, que funciona online.

?Eu estou aqui e há mais de 15 dias que venho não consigo marcar consulta?, afirmou uma dona de casa. ?Eu também não consegui porque o sistema está fora do ar?, completou uma usuária dos serviços.

No conjunto de dificuldades, mães com várias crianças enfrentam outra situação complicada: o posto somente atende a uma criança por dia. ?O médico da família só consulta uma criança por dia. Se trouxer mais de uma, ele não atende?.

A população não reclama da falta de médicos. Quanto aos medicamentos, é raro, mas às vezes falta.

O diretor regional da Fundação Municipal de Saúde, Ribamar Santos, reconheceu a dificuldade e afirmou que há previsão de inauguração de duas unidades de Saúde, cuja previsão está para o mês de março.

?Essas novas unidades funcionarão dentro dos parâmetros do Ministério da Saúde?.

Fonte: Denison Duarte