Maior reservatório de águas do Piauí tem projeto para melhorar turismo; conheça!

Maior reservatório de águas do Piauí tem projeto para melhorar turismo; conheça!

Além de planejar um projeto de me-lhoria da área de lazer da Lagoa do Mulato, a prefeitura investe em um programa social

Considerado um dos maiores reservatórios de águas naturais do Estado e com uma extensão de 11 quilômetros, a Lagoa do Mulato, no município de Jardim do Mulato, será transformada em um dos principais pontos turísticos do interior do Estado, e o maior da região do Médio Parnaíba. A garantia é dada pelo prefeito do município piauiense, Airton Veloso, que assumiu a prefeitura há seis meses e que pretende investir nessa grande potencialidade do turismo da região.

"Além de divulgar nosso município, a presença de visitantes e turistas vai trazer renda e emprego para nossa gente aqui. Por isso temos essa bonita e atrativa lagoa como prioridade da nossa administração", disse o prefeito. "A lagoa já é frequentada, principalmente nos finais de semana, mas vamos fazer uma boa infraestrutura para atrair mais turistas e aumentar a renda das famílias", acrescenta.

Segundo o prefeito, a cada dia cresce a frequência de visitantes, principalmente da região do Médio Parnaíba e municípios vizinhos, ao balneário e quando haverá mais infraestrutura, a lagoa será uma grande opção de lazer. Todos domingos centenas de pessoas procuram a área para se divertir, inclusive, usando lanchas para fazer passeios.

O local é composto de balneários que são verdadeiros atrativos. Além disso é, também, um verdadeiro hábitat de espécies de peixes e pássaros, dentre outros animais que povoam seus arredores. "A lagoa dispõe de uma grande área limpa, mas tem uma pequena parte precisando de um tratamento mais adequado", informa o prefeito Airton Veloso, explicando que esta área receberá todos os cuidados necessários por parte da prefeitura.

Para um maior aproveitamento da lagoa, a prefeitura está desenvolvendo um projeto de piscicultura com a criação de peixes em tanques-redes que beneficia muitos famílias com renda e emprego. "Temos muito orgulho desse projeto, pois é um projeto social uma vez que contempla pessoas que precisam de trabalho no nosso município", disse, informando que projeto está em franca expansão.

Além do lazer e da produção de alimentos, a lagoa dá aos moradores outros benefícios, principalmente na área do abastecimento. "Para se ter uma ideia, aqui não tem seca", comenta o prefeito para dizer que as famílias dispõem de água o ano inteiro porque a água da lagoa é permanente. "Fornecer água em qualquer período do ano é mais uma grande vantagem da nossa lagoa".



Até o dia 22 deste mês, a cidade de Jardim do Mulato, que fica a 145 quilômetros de Teresina, conta com ações culturais e religiosas que devem atrair um grande público no tradicional festejo de Jardim do Mulato e aquecem a economia local.

Os comerciantes se prepararam, pois o município costuma receber uma grande quantidade de visitantes no período de férias escolares. De acordo com o prefeito, a cidade está recebendo os visitantes e toda a população nas atividades culturais como os tradicionais leilões nas barracas e shows. Além de missas, corridas de cavalo, barracas e os balneários.

Fonte: Raimundo Gomes