SEÇÕES

PI:1 milhão de alevinos foram entregues para produção de peixes

Planejamento da SDR é produzir e distribuir 1.500.000 alevinos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apenas no ano de 2017, até o começo de abril, a Coordenação de Pesca e Aquicultura (Suaf) da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) já recebeu mais de 90 solicitações, somando 3 milhões de alevinos solicitados. Até ao fim de abril, foi entregue um total de 1.155.000.

Foram entregues alevinos das espécies tambaqui, tilápia e hiobridos de tambatinga, atendendo 1.100 familias de agricultores familiares distribuídas em mais de 80 municípios do Piauí, em todos os 12 territórios do estado. O planejamento da SDR é produzir e distribuir 1.500.000 alevinos em 2017.

Luciano Sousa, que é engenheiro de pesca e coordenador de Aquicultura e Pesca da SDR, ressalta os resultados positivos obtidos. “Nós, atualmente, estamos cumprindo a meta que projetamos desde o ano passado. A distribuição desses alevinos para os agricultores familiares é de grande impacto e valia para a consolidação da atividade da piscicultura no estado“, ressalta o coordenador.

Uma das principais atividades da Coordenação de Pesca e Aquicultura é a produção e distribuição de alevinos. A Estação Piloto de Piscicultura Deputada Francisca Trindade, localizada no município de Nazária, tem atualmente a capacidade instalada de produzir 5 milhões de alevinos de tilápia e tambatinga por ano. Os principais beneficiários são associações de piscicultores, produtores rurais e pescadores, mas estão aptos a solicitarem quaisquer instituições formalmente concebidas, desde que sejam sem fins lucrativos, como fundações, cooperativas, associações, colônias de pescadores, prefeituras, secretarias municipais e estaduais.

Feita a solicitação formal à SDR, o pedido será analisado e, conforme a disponibilidade de alevinos, esses serão distribuídos na estação de piscicultura (sempre às quintas e sextas-feiras), após a entrega do termo de recebimento entregue ao responsável pela solicitação. É Importante ressaltar que uma pequena taxa de R$15 é cobrada para custear cada embalagem e o oxigênio usado para o transporte. Cada embalagem pode transportar entre 1000 e 2000 alevinos (dependendo da distância a ser percorrida).

Complexo Agroindustrial de Piscicultura

Com um cronograma traçado para beneficiar, inicialmente, 3 mil piscicultores, um complexo agroindustrial será implantado no município de Nazária. Os investimentos na obra serão de R$ 55 milhões. "Já estamos na fase final de aquisição da área e agora estamos chamando tanto o fundo de investimento, como a consultoria que está nos apoiando para que possamos fazer uma nova programação. A previsão é de que, ainda em maio, tratemos da execução da obra", pontuou o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma.

Está prevista reunião para os próximos dias com o governador Wellington Dias, secretário Francisco Limma e consultores que participam da elaboração e programação da obra.  

O coordenador de Aquicultura e Pesca da SDR ressalta também que a construção do complexo faz parte do Plano Estadual de Desenvolvimento de Política Públicas voltadas para a piscicultura. A primeira fase que diz respeito ao planejamento, tamanho das estruturas e busca do montante a ser utilizado já foi finalizada. A segunda, que é a elaboração dos projetos de engenharia, definição dos modelos produtivos, avaliação econômica, transferência de tecnologia e capacitação dos funcionários do complexo, tem previsão de ser iniciada ainda no primeiro semestre de 2017, devendo ser apresentado até junho de 2017 o cronograma com as fase de instalação do complexo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos