Mais de 100 pessoas foram capacitadas nas penitenciárias do Piauí

Os certificados foram entregues na manhã desta quinta-feira (10).

As secretarias de Trabalho e Empreendedorismo e de Justiça do Piauí entregaram, nesta quinta (10), os certificados de conclusão dos cursos profissionalizantes de Embelezamento e Corte e Costura para 80 detentas da Penitenciária Feminina de Teresina, como parte do programa Qualifica Piauí, do Governo do Estado.

Na solenidade, que contou com as presenças do governador Wellington Dias e da vice-governadora Margarete Coelho, foi inaugurado o Espaço de Leitura da unidade, onde serão realizadas atividades educacionais, como o projeto Leitura Livre, desenvolvido pela Secretaria de Justiça em parceria com a Secretaria de Educação.

O secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, destaca a gestão do Governo do Estado na promoção das políticas voltadas à humanização no sistema penitenciário piauiense, ao trabalho de recuperação pessoal e profissional dos internos e, consequentemente, à reintegração dos detentos ao convívio harmônico em sociedade.

“É um conjunto de ações baseadas na educação, trabalho e outras frentes de apoio a essas mulheres e homens que vão garantir que, ao reconquistarem sua liberdade, possam reconstruir suas vidas lá fora como pessoas de bem. Muitos têm, aqui, oportunidade pela primeira vez. As internas estão de parabéns por se oportunizarem”, diz.

O secretário de Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías, reforça a cooperação entre as secretarias e o Governo promovendo ações transformadoras nas unidades prisionais. É de autoria do gestor, que é deputado estadual, o projeto que destina 5% das vagas de empregos no setor público para egressos do sistema penitenciário.

O governador Wellington Dias, ao defender o incentivo ao trabalho e à educação nas penitenciárias, ressalta que é preciso combater o preconceito. “Temos orientado para que trabalhemos a educação junto com a profissão. A educação e o trabalho transformam. O maior desafio é abrir oportunidades e temos feito”, ressalta.

Segundo a Secretaria de Justiça do Estado, mais de 100 pessoas participaram de cursos de qualificação profissional nas unidades prisionais do Piauí este ano. Cerca de 600 estão participando de ações educacionais. Outros projetos continuam sendo viabilizados no sistema penitenciário, como o Pronatec.

Fonte: GOVERNO DO ESTADO