Mais de 12 mil famílias piauienses tem Bolsa Família bloqueado

om o bloqueio, mais de 36% das famílias piauienses beneficiadas pelo Bolsa Família foram afetadas e não receberam o benefício neste mês de fevereiro.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério do Desenvolvimento Social e Econômico divulgou uma estatística preocupante para vários piauienses: 12.487 famílias do Estado tiveram o benefício do Bolsa Família suspenso porque não realizaram a atualização cadastral do programa do Governo Federal dentro do prazo, que encerrou dia 16 de janeiro deste ano e beneficia mais de 37 mil famílias no Piauí.

Com o bloqueio, mais de 33,6% das famílias piauienses beneficiadas pelo Bolsa Família foram afetadas e não receberam o benefício neste mês de fevereiro. Elas estavam há mais de dois anos sem atualizar o cadastro obrigatório e receberam uma convocatória impressa no extrato do benefício para atualizar os dados junto aos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), mas ainda assim não compareceram a nenhum dos locais no prazo estabelecido.

Segundo o Coordenador Estadual do Cadastro Único do Bolsa Família, Roberto Oliveira, existem vários motivos para a não atualização do cadastro. "O próprio nível de interesse das famílias é um destes fatores. Elas associam o cadastro único apenas ao programa Bolsa Família, mas ele é útil para todos os programas sociais do Governo Federal. Muitas vezes, por acharem que estão fora do perfil do programa, elas não atualizam o cadastro. Mas isto pode trazer uma série de consequências", aponta.

Roberto Oliveira esclarece que, além de ter o benefício bloqueado, as famílias ainda perdem uma série de facilidades, como isenção da taxa de inscrição em concursos públicos e o abatimento de parte do valor da conta de energia elétrica.

Para não ter o benefício cortado definitivamente, as famílias pendentes devem realizar a atualização cadastral até dia 20 de março. Se permanecerem aptas para receber o amparo, a família terá o benefício liberado e poderá sacar o valor que havia ficado bloqueado no mês de fevereiro.

Logo, para realizar a atualização do cadastro, as famílias devem portar a Carteira de Identidade, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento dos filhos, comprovante de residência e declaração de matrícula das crianças na escola. A atualização pode ser feita em qualquer Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da capital ou interior do Estado.

Saiba os documentos necessários para resgatar o Bolsa Família

Além da documentação obrigatória, as famílias podem levar outros documentos que ajudem a melhorar a qualidade das informações do Cadastro, como comprovante de residência, conta de energia elétrica, comprovante de matrícula das crianças e adolescentes na escola e carteira de Trabalho e Previdência Social.

Os titulares do cartão Bolsa Família devem se dirigir ao Cras de sua região portando o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Título de Eleitor. Já os responsáveis por famílias indígenas e quilombolas podem apresentar qualquer outro documento de identificação de validade nacional.

Já as demais pessoas da família devem levar ao menos um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (Rani), CPF, Carteira de Identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Título de Eleitor.







Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES