Mais de 2 mil candidatos realizam a 1º fase do XX Exame de OAB

Os gabaritos preliminares da prova objetiva serão divulgados às 22h

2.310 candidatos se submeteram na tarde de hoje (24) à primeira fase do XX Exame de Ordem Unificado no Piauí, que corresponde à prova objetiva, promovido pelo Conselho Federal da OAB, por meio da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em Teresina, 1.881 examinandos compareceram ao Centro Universitário Uninovafapi. Outros 429 participaram do certame nas cidades de Floriano, Parnaíba e Picos. 113 dos inscritos, não compareceram aos locais de prova em todo o Estado.

Fiscalizaram o Exame os advogados: Élida Fabrícia, secretária geral adjunta da OAB-PI; Fernanda Amaral, presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da Seccional e os membros Thiago Pádua Veras, Geny Marques, Silvania Leal, Nathana Costa e Jorge Matos.

Os examinandos responderam a 80 questões de caráter eliminatório sobre disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito. Também foram cobradas questões de Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Filosofia do Direito, Estatuto da Advocacia e da OAB,  Regulamento da Ordem e Código de Ética e Disciplina da OAB.

Os gabaritos preliminares da prova objetiva serão divulgados às 22h do dia 24 de julho de 2016, observado o horário oficial de Brasília, e o resultado preliminar será divulgado na data provável de 11 de agosto de 2016. O examinando que desejar interpor recurso contra o resultado preliminar da prova objetiva poderá fazê-lo, das 12h do dia 12 de agosto de 2016 às 12h do dia 15 de agosto de 2016.

O resultado definitivo da prova objetiva, após a apreciação dos recursos, será divulgado na data provável de 25 de agosto de 2016. Mais informações sobre o Exame de Ordem podem ser conferidos no edital. A segunda fase acontece dia 18 de setembro de 2016 para os aprovados nesta primeira fase.

A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas da sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres.

Fonte: Com informações do Portal do Governo