Mais de 55 mil crianças devem ser vacinadas contra a Poliomelite em

O Dia D está acontecendo neste sábado na capital

Mais de 55 mil crianças devem ser vacinadas contra a Poliomelite em Teresina


Image title

Iniciou hoje  o dia D de vacinação contra a Poliomelite e a Fundação Municipal de Saúde pretende imunizar mais de 55 mil crianças em Teresina. Para isso estão sendo oferecidas 15 salas de vacinas em toda a capital.

O público alvo da campanha contra a Poliomielite são as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. “Iniciamos hoje com o Dia D a vacinação contra a poliomielite. É muito importante que os pais não deixem de vacinar as crianças, tendo em vista que a doença ainda está presente em 15 países do mundo e hoje em dia com a facilidade de mobilidade das pessoas, o vírus pode circular. Precisamos manter o nosso país livre da poliomielite”, explicou Luciano Nunes, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

Em Teresina, a meta é vacinar um total de 55.435 crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. Por faixa etária, a meta é vacinar 6.678 crianças de seis meses; 13.853 crianças de 01 ano; 11.855 crianças de 02 anos; 11.751 crianças de 03 anos e 11.765 crianças de 04 anos.

Além da vacinação contra a Poliomielite acontece também a atualização de caderneta de vacinação, na qual o grupo alvo para a atualização do esquema vacinal são as crianças menores de cinco anos de idade. “Na multivacinação estamos ofertando todas as vacinas do calendário básico de vacinação das crianças. Um exemplo clássico da importância de manter as vacinas em dia é o que vimos na mídia nos últimos dias, de que o nosso craque Neymar está com caxumba. Isso prova que quando criança ele não tomou a vacina que o imunizaria contra a doença. Portanto, a intenção é melhorar a cobertura e atualizar o esquema de acordo com o calendário básico de vacinação evitando assim muitas doenças” acrescentou Luciano Nunes.

Assim, com a multivacinação será possível melhorar a cobertura e atualizar o esquema de acordo com o calendário básico de vacinação na caderneta de saúde das crianças de 0 a 4 anos, 11meses e 29 dias de idade. Até esta idade, a criança deve ter recebido as seguintes vacinas: BGC (dose única), Hepatite B (dose única), Pentavalente (três doses e dois de reforço), Poliomielite - VIP/VOP (três doses e duas de reforço), Pneumocócica 10V (três doses e um de refoço), Rotavírus humano (duas doses), Meningocócica C (duas doses e uma de reforço), Febre amarela (uma dose e uma de reforço), Hepatite A (uma dose), Tríplice viral (uma dose) e Tetra viral (uma dose).

 Foi o que fez Regina Arraes, mãe da pequena Letícia Arraes, de três anos de idade. “A agente de saúde do meu bairro me informou da vacinação e procurei a Unidade de Saúde logo no primeiro dia da campanha para garantir a imunização da minha fila. Aproveitei e trouxe também o meu sobrinho Vinícius, de cinco anos de idade, para garantir a atualização das vacinas que ele precisa tomar. Não podemos descuidar da saúde das nossas crianças. Só assim elas terão pleno desenvolvimento para crescerem sadias” destacou.

As 59 salas de vacinação estão distribuídas da seguinte forma: 23 na zona Norte da cidade, 19 nas regiões Leste e Sudeste e 17 na zona Sul. “Especialmente nessa data estaremos com 59 salas de vacinação disponíveis para a população. Mas, lembramos aos pais que as campanhas seguem até o dia 31 de agosto e no período da campanha todas as 104 salas de vacina de Teresina estarão abastecidas para garantir a imunização das crianças que são o alvo das campanhas”, informou Amariles Borba, diretora de Vigilância em saúde da FMS.

Image title

Image title


Fonte: FMS