Malhação do Judas tem bonecos do casal Nardoni  e ex-governador José Arruda em SP

Malhação do Judas tem bonecos do casal Nardoni e ex-governador José Arruda em SP

Os bonecos foram fabricados com roupas adquiridas em brechós da região, além de espuma de colchões

Cerca de 150 pessoas se reuniram neste sábado no bairro do Cambuci para a tradicional festa de Malhação do Judas, que chegou neste ano à 91ª edição. Em 2010, o casal Nardoni e o governador cassado do Distrito Federal José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM) foram os principais alvos da brincadeira.

De acordo com o organizador da festa, Osvaldo Rodrigues das Neves, o Magrão, a brincadeira cumpriu a sua função. "Todos os anos, o que fazemos aqui é "malhar as pessoas" que, de alguma maneira, agrediram a sociedade. Tanto o casal Nardoni, quanto o ex-governador do Distrito Federal cometeram atos que são abominados pela maioria da população", disse.

Os bonecos foram fabricados com roupas adquiridas em brechós da região, além de espuma de colchões, travesseiros e pedaços de madeira. O rosto foi feito com fotos ampliadas dos personagens. Além dos bonecos, fotos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do presidenciável José Serra (PSDB), do prefeito Gilberto Kassab (DEM), do deputado distrital Leonardo Prudente (que foi gravado ao colocar dinheiro na meia) e do ex-médico Roger Abdelmassih, acusado de abusar sexualmente de pacientes, foram rasgadas pelas crianças.

A malhação do Judas é uma tradição introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. É realizada no sábadode Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes, que teria traído Jesus, quando este acabou condenado à cruz.

Consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos e jornal, pelas ruas de um bairro e atear fogo, normalmente ao meio-dia.

Fonte: Terra, www.terra.com.br