Maranhão recebeu mais de 1,5 milhão de passageiros em 2023

De janeiro a outubro, o fluxo aéreo totalizou 1.525.465 passageiros nos aeroportos de São Luís, Imperatriz e Barreirinhas.

Lençóis Maranhenses | Biaman Prado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As festividades de Natal e Ano Novo estão impulsionando uma alta temporada promissora para o turismo no estado do Maranhão em 2023. Segundo dados do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), coordenado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), o ano revelou-se positivo para o setor, com um notável aumento no fluxo aéreo nos principais aeroportos do estado.

De janeiro a outubro, o fluxo aéreo totalizou 1.525.465 passageiros nos aeroportos de São Luís, Imperatriz e Barreirinhas. Esse número já supera o total registrado em todo o ano de 2022, indicando uma tendência positiva para o turismo maranhense. O destaque vai para o mês de julho, com 191.195 embarques e desembarques, sendo 161.599 apenas no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís.

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, atribui o expressivo aumento no fluxo aéreo à estratégia de prolongar as festas juninas, tornando o São João do Maranhão o mais duradouro do mundo. Essa abordagem bem-sucedida não apenas impulsionou o turismo, mas também contribuiu significativamente para a geração de empregos e renda na região.

Com otimismo, Araújo destaca que o estado está em uma posição vantajosa para a alta temporada de dezembro, comparando-a favoravelmente ao ano anterior. A visibilidade nacional em feiras e eventos, a divulgação dos destinos turísticos, o incremento na malha aérea e a expectativa pela possível designação do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco são fatores que contribuem para o cenário positivo.

Além disso, a abertura da programação de Natal do Governo do Maranhão na capital contribui para o estímulo ao turismo, proporcionando não apenas diversão, mas também oportunidades de renda para diversos setores da economia, desde vendedores de lanches até proprietários de hotéis e pousadas. Os Centros de Atendimento ao Turista (CATs) já estão decorados, refletindo a atmosfera festiva.

A pesquisa de ocupação hoteleira do Obstur-MA revela uma taxa média de ocupação de 68% em São Luís de janeiro a outubro, atingindo 90% nos Lençóis Maranhenses e na Chapada das Mesas em períodos específicos. A pesquisa 'MA no Insta' destaca os destinos mais populares nas postagens do Instagram, com os Lençóis Maranhenses liderando o ranking.

Em resumo, o turismo no Maranhão em 2023 está em ascensão, impulsionado por estratégias inovadoras, eventos festivos e a beleza natural que atrai a atenção de visitantes e turistas, prometendo uma temporada de férias e celebrações de fim de ano vibrante e bem-sucedida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES