Marielle Franco será homenageada com nome de rua ou praça em Paris

“Será ainda mais significativo se conseguirmos isto aqui no Brasil”, diz Mônica. Para a família da ex-vereadora do PSOL, a homenagem é um estímulo num momento difícil e ajuda a espalhar o legado de Marielle.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Conselho Municipal de Paris, na França, aprovou por unanimidade, uma moção da prefeita Anne Hidalgo, que tomou a iniciativa por meio da Rede Europeia pela Democracia no Brasil (Red.BR), para dar o nome da vereadora Marielle Franco, assassinada no ano passado, a uma rua, praça, ou passagem pública parisiense.

"É algo que vínhamos negociando com a prefeita. A princípio era uma possibilidade remota e agora parece que vai se concretizar. O lugar ainda será escolhido, mas é uma forma de homenagem, de dar continuidade à luta e reforça o que ela representa. Estamos aqui lutando arduamente pelo legado de Marielle. Minha vida é dedicada à memória dela. Alcançar algo assim, em Paris, é muito simbólico", contou Mônica Benício, viúva de Marielle.

“Foi votado! Os representantes parisienses aprovaram nesta manhã a proposta que eu apresentei a eles com minha equipe: um lugar em Paris levará o nome de Marielle Franco, ativista de direitos humanos, eleita do Rio de Janeiro, assassinada em março de 2018”, anunciou Hidalgo em sua rede social, nesta segunda-feira, após a votação do conselho.

Emoção

No Brasil, não há homenagem para a ex-parlamentar em ruas, ou praças, apenas uma creche na Maré — comunidade de origem da vereadora — leva seu nome. No ano passado, a réplica de uma placa de rua chegou a ser afixada na Cinelândia durante uma manifestação que exigia celeridade nas investigações dos assassinatos de Marielle e do motorista Anderson Gomes.

"Será ainda mais significativo se conseguirmos isto aqui no Brasil", diz Mônica. Para a família da ex-vereadora do PSOL, a homenagem é um estímulo num momento difícil e ajuda a espalhar o legado de Marielle.

"É algo que nos dá muita força, porque é uma dor que não conseguimos esquecer. Ao mesmo tempo que bate muita saudade, somos acalentados pelo fato de as pessoas reconhecerem a luta dela. Desde que tudo aconteceu, já subi ao palco com a Katy Perry e agora vou vê-la consagrada com o nome de uma rua em Paris... As pessoas que mandaram fazer isso (encomendaram a morte de Marielle) não tinham noção do que ela ia se tornar", desabafou Luyara Franco, filha de Marielle.

Para Anielle, irmã da parlamentar, a iniciativa mostra que a barbárie não calou a voz de Marielle:

"Nós ainda estamos perplexos. Não temos noção do tamanho que a Marielle alcançou. Ela é gigante e acordou outros gigantes. Cada homenagem me acalenta.Ela sofreu um ato covarde, mas sempre se levanta, por mais que queiram calar sua voz. É um reconhecimento ao trabalho duro e honesto que ela fez", afirmou. 

"É com grande alegria que anunciamos que a câmara municipal de Paris acaba de votar, seguindo a solicitação da Rede europeia pela democracia no Brasil, com apoio unânime, uma moção que manifesta a intenção da prefeitura de batizar um local da cidade (rua, praça ou passagem pública) com o nome da vereadora brasileira Marielle Franco.

Uma homenagem à Marielle, mas também uma forma de apoiar a luta contemporânea contra a violência e a opressão antidemocrática no Brasil e em todo o mundo", disse a Red em nota.

A deputada estadual Mônica Francisco também comemorou a homenagem.

"O Conselho de Paris decidiu colocar o nome de Marielle Franco na memória de Paris. Um símbolo muito forte desejado Anne Hidalgo, e uma mensagem de apoio a todos aqueles que continuam em campanha pela democracia e pelos Direitos Humanos no Brasil", comentou o senador.

Reprodução/ Instagram



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES