Marisa Monte canta com alunos em escola ocupada no Rio de Janeiro

A ocupação das escolas segue a greve de professores da rede pública

A semana de mais de 200 alunos da Escola Estadual André Maurois, na zona sul do Rio de Janeiro. Eles receberam a visita de uma das maiores intérpretes de MPB, Marisa Monte, e Leoni, ídolo dos anos 80.

A ida de Marisa e Leoni ao colégio traduz-se em apoio aos protestos dos estudantes, que estão acampados há cerca de duas semanas no local.

Sem aulas por determinação da Secretaria Estadual de Educação, a garotada resolveu organizar shows no projeto "Ativação Cultural". Pelo Facebook, Marisa disse que ficou encantada com a mobilização e se mostrou esperançosa com a "força transformadora" da juventude:

"São jovens estudantes batalhando pela educação e cuidando com amor do que é público. De forma organizada, cada um fazendo a sua parte e dando um exemplo para este País."

Leoni explicou por que ele e Marisa decidiram abraçar a causa dos adolescentes: "Não é uma bagunça, eles [os alunos] não estão destruindo nada. Muita gente acha que é isso. [É importante] para os estudantes saberem que existe apoio de fora para eles... A ocupação pode até ser ilegal, mas não é imoral."

A ocupação das escolas segue a greve de professores da rede pública do Rio, iniciada em março.

Marisa Monte
Marisa Monte
Fonte: Com informações do G1c