Maternidade do Satélite irá oferecer cursos para as gestantes

Os cursos sobre cuidados na gestação são ofertados gratuitamente

Visando oferecer um melhor serviço e garantir assistência humanizada às gestantes, a Maternidade Dr. Luís Milton de Área Leão, localizada no bairro Satélite, irá realizar, a partir dessa terça-feira (24), cursos gratuitos sobre cuidados na gestação, destinados a gestantes e acompanhantes. A programação se estenderá até o dia 22/12.

Durante o curso serão repassadas informações relevantes sobre etapas da gravidez e procedimentos que ajudam a evitar riscos para as gestantes. As mães também serão orientadas sobre direito ao acompanhante, cuidados com recém-nascidos e aleitamento materno.

A abertura do evento, que ocorreu na manhã de hoje (24), contou com roda de conversa com o tema “Fisiologia do Parto - Alterações no Corpo da Mulher”, sob a coordenação da enfermeira Vanessa Matos. No dia 07/12 haverá nova roda de conversa, que abordará aspectos psicológicos da gestante durante a gravidez, antes e após o parto.

No dia 22/12, ocorrerá oficina sobre parto ativo, coordenada por Maira Cibele, que atua como doula, pessoa que dá apoio emocional/afetivo e prático no momento do parto.

Durante todos os dias, a partir das 8horas, é ofertado palestra sobre aleitamento materno, ministrada pela nutricionista Luciana Ribeiro e destinadas às gestantes e mulheres nos pós-parto.

Segundo Suziane Santos, assistente social da maternidade do Satélite, é importante que as grávidas tenham conhecimento sobre aspectos da gestação. “Quando as mães têm mais informações sobre tudo que envolve a sua gestação e também sobre seus direitos e deveres, elas se sentem mais confiantes e tranquilas, diminuindo o medo e receio que esse momento traz. O conhecimento permite também que elas identifiquem o tratamento adequado que devem receber”, afirma.

Para a diretora geral da maternidade, Mariluce Ferreira de Oliveira, iniciativas como essa garantem  a melhoria do serviço ofertado. “É necessário exercermos atividades de humanização e educação em saúde na maternidade, pois este é o caminho para oferecermos um atendimento de qualidade ao usuário do SUS. A atividade faz parte do plano de vinculação da gestante, que estabelece que a gestante, desde o início da gravidez, deve estar vinculada à maternidade em que ocorrerá o parto”, afirma.

Fonte: Portal MN