Maternidade realiza atividade no Dia da Cardiopatia Congênita

Diagnóstico e tratamento serão abordados no evento.

A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) abraça mais uma causa e promove nesta segunda-feira (12) o I Encontro de Conscientização da Cardiopatia Congênita. O evento é voltado aos colaboradores, que vão debater temas que abordam diagnóstico, assistência e tratamento à criança cardiopata. As atividades serão realizadas a partir das 10h, no auditório Ursulino Martins, que funciona na área administrativa da Maternidade. 

A implantação de mutirão para realizar cirurgias de cardiopatia congênita, anunciado na semana passada pelo secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, durante reunião com o Fórum da Primeira Infância, será um dos temas do Encontro. A explanação será feita pelo coordenador da Rede de Urgência e Emergência(RUE), o pediatra Telmo Mesquita.

As causas e sintomas da cardiopatia serão abordados pelo neonatologista Luiz Carlos, que atua na MDER.  Outro tema será o Teste do Coraçãozinho, exame instituído pelo Ministério da Saúde em junho de 2004, realizado na Evangelina Rosa, e que contribui para o diagnóstico precoce antes mesmo do nascimento do bebê.

O defensor público da saúde do Estado do Piauí, Rogério Newton, sobre papel do defensor público na assistência a crianças com a patologia. 

Cardiopatia Congênita

É uma mal formação estrutural ou funcional no coração que surge nas primeiras oito semanas de gestação - período característico de formação do coração do bebê – que altera o desenvolvimento embrionário cardíaco.

Diagnóstico precoce

É o fator principal para que a criança cardiopata possa receber o atendimento correto e no tempo necessário. Em casos de cardiopatias sem repercussão clínica (sem sintomas) o diagnóstico tardio tende a não comprometer o tratamento. Porém, em casos graves e/ou fatais, a descoberta ainda intraútero pode salvar a vida dos bebês, pois estes farão o tratamento logo após o nascimento. As principais formas de diagnóstico são: Ultrassom Morfológico; Ecocardiograma Fetal (ECG) e Teste do Coraçãozinho (Oximetria de Pulso).

Fonte: Ascom
logomarca do portal meionorte..com