Maternidade realiza semana de Aleitamento Materno

Maternidade realiza semana de Aleitamento Materno

A programação inclui palestras, videos educativos e conselhos sobre a alimentação dos bebês.

Com o intuito de orientar as mães sobre a importância da amamentação, acontece na Maternidade Dr. Luiz Milton de Área Leão, bairro Satélite, zona Leste de Teresina, a Semana Mundial de Aleitamento Materno. A programação inclui palestras, videos educativos e conselhos sobre a alimentação dos bebês.

Para o diretor clinico da Maternidade, Dr. Raimundo Milton Martins a semana é importante para sanar as dúvidas da comunidade, principalmente às mulheres que estão grávidas ou tiveram seu filho." Nós queremos estimular a amamentação, pois sabemos dos inúmeros benefícios que traz tanto para o bebê quanto para a mãe. Pretendemos também conscientizar a mulher sobre a importância do parto normal, assim evitando complicações do pós-parto que a cesariana pode trazer. Estamos conseguindo inverter o número de partos cesariana, no começo do ano eram 59%, agora o número de partos normais subiu para 35%", explica.

A Maternidade Dr. Luiz Milton de Área Leão tornou-se referência hospitalar em maternidade, ficou em primeiro lugar de 222 maternidades no Brasil na inspeção do projeto do Ministério da Saúde o Rede Cegonha. O projeto visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao pós-parto e às crianças o direito ao nascimento seguro ao crescimento e ao desenvolvimento saudável.

A coordenadora da Rede Cegonha no Piauí, a Dra. Iris Meneses afirma que a maternidade tem conseguido reverter a classificação de risco na gravidez. "A Maternidade recebeu nota 10 do Ministério da Saúde, as mães estão sendo bem atendidas, o local ganhou uma reforma na estrutura e todos os funcionados foram treinados para receber as grávidas. Com isso melhoramos os indicativos de classificação de risco. Teresina reduziu 1,6% na mortalidade infantil, o que é considerado muito. E apenas duas mães residentes na capital morreram por causa de complicações no parto no ano passado", revela a médica.

A nutricionista e coordenadora da programação, Luciana Ribeiro alerta sobre a importância da amamentação nos primeiros seis meses de vida do recém nascido e que uma boa alimentação durante essa fase é essencial para evitar complicações futuras. "A mãe deve alimentar o seu bebê exclusivamente com leite materno até os seis meses, depois disso outra variedade de alimentos deve ser introduzida aos poucos, tomando cuidado com a quantidade de sal, óleo e açúcar. Dessa forma a criança terá menos riscos de desenvolver doenças crônicas no futuro", aconselha.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno. acontece no auditório da Maternidade Dr. Luiz Milton de Área Leão até o dia 07 de agosto e o convite estende-se a toda a comunidade.










Fonte: Rhauan Macedo