Maternidades fazem ações sobre desenvolvimento das crianças

O objetivo é falar dos cuidados e o desenvolvimento saudável

Image title

As maternidades Professor Wall Ferraz, no bairro Dirceu, e Dr. Olavo Mendes de Carvalho, no bairro Promorar, estão com uma programação especial neste mês de outubro. Com atividades lúdicas, palestras e rodas de conversa, serão discutidos nas maternidades temas como gestação, parto, amamentação e cuidados com os recém-nascidos. O objetivo é falar sobre os cuidados e o desenvolvimento saudável das crianças.

Na programação, está a palestra com o médico Marcos Bittencout sobre os efeitos da cesariana no recém-nascido, ministração que ocorrerá nessa quarta-feira (14) na maternidade Prof. Wall Ferraz, a partir das 11 horas. No dia 15/10, às 14 h, o tema será aleitamento materno e doação de leite. Além disso, pela manhã terão atividades recreativas e lúdicas sobre as temáticas abordadas.

 Na manhã de sexta-feira (16), haverá roda de conversa sobre a humanização do parto. No período da tarde, a partir das 15 h, a fonoaudióloga Elairie Fernandes, irá proferir palestra sobre a triagem auditiva neonatal e o teste da orelhinha. No dia 20, às 9h, será realizado curso para gestantes sobre proteção e cuidados com o bebê, incluindo uma sessão de cinema.

Dando continuidade à programação, será realizada roda de conversa no dia 21, que tratará de saúde bucal das crianças com a dentista Silvia Vilarinho. “Essas atividades buscam abordar a importância de discutir todos esses temas, junto às gestantes e à família. Por isso, no último dia (22/10), teremos duas rodas de conversa. Uma pela manhã, com o tema O Pai Cuidador e outra a tarde sobre a Lei do Acompanhante, lembrando que pai não é visita”, explica a diretora da Maternidade Prof. Wall Ferraz, Mércia Brito.

Momento educativo

 Com o objetivo de estimular os cuidados na primeira infância, a maternidade do bairro Promorar, também realizará durante toda essa semana, palestras sobre aleitamento materno. A diretora, Sandra Marina Bezerra, explica que a discussão desses temas já fazem parte da rotina da maternidade e esses debates serão intensificados nessa semana.

“A intenção é esclarecer para as mães e seus familiares a importância do aleitamento materno exclusivo até o 6° mês de vida, falar sobre as vantagens do aleitamento materno para a mãe e o bebê, o risco do uso de bicos artificiais, além de alertar para os sinais de fome do bebê, posicionamento e pega corretos na hora da amamentação e extração manual do leite, explicando como fazer e quais as situações em que é necessário”, diz Sandra.

 Ela informou ainda que no próximo sábado (17), será realizada palestra no auditório da maternidade do Promorar sobre cuidados com recém-nascidos. Segundo a presidente da Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), Fátima Garcêz, a programação realizada pelas maternidades reafirma o compromisso das maternidades da Prefeitura de Teresina em pensar e avaliar as condições oferecidas aos bebês e às gestantes, de forma a promover o pleno desenvolvimento das crianças com a oferta de serviços de saúde com qualidade.

Fonte: Assessoria