Maternidades públicas querem aumentar o número de partos normais

Outro ponto é garantir o transporte seguro para gestantes e recém-nascidos, por meio do SAMU”, destaca a presidente da FHT, Fátima Garcêz.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aumentar o número de realização de partos normais, que nas maternidades da Prefeitura de Teresina é de 59,20% para 65%, como determina o Ministério da Saúde. Essa é uma das metas previstas no planejamento das ações do Grupo Condutor Municipal da Rede Cegonha (GCM) para 2015.

As formas de atendimento às gestantes e recém-nascidos, capacitação de profissionais e avaliações também constam no planejamento, bem como a garantia de acompanhante durante a internação para todas as gestantes e realização dos testes do olhinho, pezinho, coraçãozinho e linguinha em todos os recém-nascidos.

“O trabalho nas maternidades será fortalecido através das capacitações em temas como humanização, assistência neonatal, boas práticas médicas e segurança do paciente”, acrescenta a assistente social e subcoordenadora do Programa Rede Cegonha no Município, Íris Amaral.

A Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), responsável pelas ações realizadas nas maternidades municipais, incluiu no plano a realização de capacitações e as reformas nas maternidades.

“Com as reformas iremos aumentar a oferta de leitos nas maternidades e garantir a ambiência dos espaços, importante para o bom acolhimento das gestantes.

Outro ponto é garantir o transporte seguro para gestantes e recém-nascidos, por meio do SAMU”, destaca a presidente da FHT, Fátima Garcêz.

O Plano foi elaborado por técnicos da Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), Fundação Municipal de Saúde (FMS), representantes das maternidades municipais, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Ministério da Saúde.

O Grupo Condutor Municipal (GCM) atua de forma articulada, como explica a assistente social, Íris Amaral. “Todos os órgãos trabalham em conjunto, garantindo as ações da Rede Cegonha, desde a assistência pré-natal até o acompanhamento pós-parto. O GCM acompanha constantemente e realiza reuniões mensais para avaliar o cumprimento das metas traçadas no planejamento”, diz.

O GCM atua na gestão, em âmbito municipal, das ações da Rede Cegonha, programa que compõe a estratégia nacional do Ministério da Saúde para o atendimento em maternidades, visando a qualidade na atenção à saúde de mulheres e crianças.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES