MEC anuncia que as notas do Enem 2015 sairão dia 8 de janeiro

Mais de 5,7 milhões de candidatos fizeram o exame.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira (24), através de sua página no Facebook, que as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 serão divulgadas no dia 8 de janeiro.

Mais de 5,7 milhões de candidatos fizeram o exame, aplicado nos dias 24 e 25 de outubro. O percentual de abstenções nesta edição, de 25,5%, foi o menor da série histórica do exame. Nos dois dias de provas, foram eliminados 743 participantes, menos da metade dos 1.519 excluídos do certame em 2014. Apenas três ocorreram por postagem de imagens do local de provas em redes socais.

A surpresa positiva do Enem 2015 foi o tema da redação, “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, segundo os professores ouvidos pelo GUIA. “O tema é bom, muito pertinente e a coletânea estava repleta de dados. Como o tema vem sendo muito discutido no último ano, acaba sendo fácil para os alunos, mas isso pode significar que muitos estudantes tenham caído no clichê na hora de elaborar os argumentos”, disse Célio Tasinafo, diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante.

A nota do Enem é usada para selecionar estudantes para vagas públicas e privadas de ensino superior e ensino técnico pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e pelo Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), respectivamente. Além de ser exigência para financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para participar do Programa Ciência sem Fronteiras. Para maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado ainda como certificação do ensino médio.

Enem (Crédito: Reprodução)
Enem (Crédito: Reprodução)


Fonte: Abril