MEC divulga o tema da redação do Enem 2018

Inep divulgou informação em sua conta no Twitter.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 é 'Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet' . O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é responsável pela prova, divulgou a informação no Twitter logo após o início da prova. Na opinião de professores, embora seja um tema atual os alunos podem encontrar algum tipo de dificuldade para desenvolvê-lo já que não se trata de uma questão trivial.

Neste domingo, os candidatos fazem as provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação. Eles terão das 13h30 às 19h para resolver 180 questões e escrever o texto. No próximo domingo, os participantes farão as provas de Ciências da Natureza e Matemática das 13h30 às 28h30.

- Num primeiro momento, quando o aluno quando lê a frase da proposta talvez possa ficar impactado pelo tema. Mas acredito que a coletânea de textos deve ajudar bastante os alunos a entender a proposta, porque essa é uma discussão muito atual - afirma Rafael Pinna, coordenador de redação do Colégio de A a Z.-  O Inep historicamente tem privilegiado temas que são problemas históricos no Brasil, nos últimos anos tivemos violência contra mulher, racismo, intolerância religiosa. Dessa vez, no entanto, optou por uma questão atual, então os alunos que se preocuparam em acompanha o noticiário vão bem.

Pina explica que o assunto tem estado cada vez mais na pauta desde 2016 a partir da eleição de Donald Trump com o direcionamento de informação a partir da manipulação de dados de usuários do Facebook, obtidos pela empresa Cambridge Analytica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES