MEC pede mudança no início do horário de verão por causa do ENEM

Provas acontecem nos dias 4 e e 11 de novembro

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Educação, Rossieli Soares, requisitou à Presidência da República e à Casa Civil um novo adiamento do início do horário de verão para depois do segundo dia de prova do Enem. Desta forma, o período em que o horário será adiantado em uma hora para dez estados poderá ocorrer duas semanas depois do previsto. Inicialmente, este começaria no dia 28 de outubro, mas, por ser o segundo turno das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pediu um primeiro adiamento. O início passaria a coincidir com o primeiro dia da prova federal. Como o exame conta com dois domingos seguidos de avaliações, o MEC requisitou que o início do horário de verão somente ocorresse após a última aplicação, no dia 11 de novembro. Ainda não há confirmação da Presidência sobre esta nova mudança.

A mudança de horário vale para moradores dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, mais o Distrito Federal.

O MEC anunciou que junto com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) irá elaborar "campanha alertando aos estudantes em pontos fundamentais para a prova, principalmente na questão do horário e do material a ser levado no dia do exame".

Ministério descarta mudar data de prova

A nova regra da mudança do horário de verão, que será aplicada pela primeira vez em 2018, não era de conhecimento das equipes que elaboraram o edital do Enem, em março passado. Um decreto de Temer já tinha sido feito em dezembro do ano passado apontando que a data seria no primeiro domingo de novembro.

Diante do choque de datas percebido recentemente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, acionou o MEC para um adiamento do início do horário de verão.

A principal dificuldade será garantir a logística na região Norte do país, em que determinados municípios ficam com até três horas de atraso em relação ao horário de Brasília. O deslocamento de equipes e provas teria que começar ainda de madrugada nesses locais. Em muitos deles só se chega de barco.

O MEC e o Inep não trabalham com a possibilidade de mudança na data das provas. Isso porque toda a estrutura já está contratada, como aluguel de salas de aplicação do exame e rotas de transporte para escoar as provas. Não haveria tempo hábil para remontar toda a logística, avaliam técnicos do governo.

Entenda as mudanças de datas

Inicialmente, a mudança no horário ocorreria no final de semana anterior à prova, porém, como é dia de eleição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pediu ao presidente Michel Temer que o horário de verão de 2018 tivesse início somente após o segundo turno.

A alteração foi pedida para evitar atrasos na apuração dos votos e na divulgação dos resultados do pleito. Um dos exemplos é o Acre, onde as urnas seriam fechadas três horas depois da contagem de votos já ter sido iniciada nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste. Se houvesse horário de verão, o resultado das eleições presidenciais só começariam a ser divulgados após às 20h de Brasília.

Com o início coincidindo com o dia da primeira prova do Enem, existe a possibilidade de muitos candidatos se atrasarem para a prova por não terem alterado seu relógio.

O fim do horário de verão chegou a ser analisado pelo governo. Um estudo do Ministério de Minas Energia apontou queda na efetividade da iniciativa, já que o perfil do consumo de eletricidade não estava mais ligado diretamente ao horário, mas sim à temperatura. Os picos de consumo foram registrados nas horas mais quentes do dia.

Provas acontecem nos dias 4 e e 11 de novembro

Nesta edição do Enem, as provas acontecem nos dias 4 e 11 de novembro. O exame deste ano trouxe ainda uma novidade para os estudantes: a aplicação das provas de Ciências da Natureza e Matemática terá 30 minutos a mais. Assim, no primeiro dia, os alunos farão a prova de Redação, Ciências Humanas e Linguagens em cinco horas e meia. No segundo dia resolverão Ciências da Natureza e Matemática em cinco horas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES