MEC volta atrás e vai divulgar novo ranking do Enem 2015

Vai incluir as notas das escolas técnicas federais no Enem 2015

O Ministério da Educação decidiu voltar atrás e vai divulgar um novo ranking, dessa vez incluindo as notas das escolas técnicas federais no Enem 2015.

A lista divulgada anteriormente tinha apenas 30 institutos federais entre as mil melhores no exame do ano passado, número bastante inferior em comparação com mesma listagem referente à prova de 2014, que tinha 72 institutos federais.

Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) explicou que a definição das escolas cujos resultados no Enem 2015 seriam calculados e divulgados foi realizada de acordo com a portaria n° 501, publicada no dia 27 de setembro e que "houve um equívoco na interpretação da legislação por parte da equipe técnica que fez os cálculos para a divulgação dos resultados e, por isso, os Institutos Federais não foram incluídos".

O comunicado diz ainda que a administração atual do Inep decidiu processar os resultados dos institutos federais no Enem e que vai divulgá-los "tão logo seja possível".

Anteriormente, o Inep informou que os institutos federais foram excluídos devido a uma mudança na metodologia do Censo da Educação Básica que, a partir de 2015, deixou de considerar o ensino médio integrado ao ensino técnico como "ensino médio regular". Na portaria para divulgação dos dados do Enem 2015 por escola, o Inep manteve a regra de divulgar somente as notas de escolas com ensino médio regular, excluindo escolas de ensino médio não seriado e agora, as escolas que juntam o ensino médio ao técnico.

Fonte: O Globo