Médico Gilberto Albuquerque, diretor do HUT, recebe homenagem

Diretor do HUT ganhou medalha do Mérito de Educação no Trânsito.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por ser reconhecido como uma instituição de referência no Sistema Único de Saúde (SUS) do norte/nordeste do Brasil, para o atendimento de pacientes politraumatizados de média e alta complexidade, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) foi homenageado na pessoa do seu diretor geral, Dr. Gilberto Albuquerque, na segunda-feira (18), pelo Governo do Estado do Piauí por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran) com a Medalha do Mérito de Educação e Segurança no Trânsito.

Segundo Aarão Lobão, diretor geral do Detran, a indicação do nome do Dr. Gilberto foi feita com base na importância do trabalho de educação realizado pela instituição. “Dr. Gilberto tem uma ação importante na frente do HUT, pois consegue atender as vítimas de acidentes de trânsito e ainda fazer um trabalho de educação com suas palestras para sensibilizar as pessoas da necessidade de seguir as regras de trânsito”, explicou Arão.

O diretor explicou ainda que a medalha foi criada para homenagear pessoas e instituições que contribuem com atividades relacionadas ao trânsito, especialmente nas áreas de educação, mobilidade urbana, segurança e sustentabilidade ambiental.

O diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque, disse que se sente muito orgulhoso de fazer parte da equipe do HUT. “Por ser reconhecido como uma referência para o atendimento de vítimas de acidentados o HUT recebe paciente de todo o Piauí e estados vizinhos. Nossas equipes são preparadas e especializadas. Temos o menor tempo de resposta no atendimento de urgência do Piauí. Não é o diretor que está recebendo esta medalha são todos os profissionais que fazem o HUT”, declarou Dr. Gilberto.

Somente este ano HUT realizou 7.123 atendimentos de vítimas de acidentes de trânsito, dentre as quais 5.903 foram vítimas de acidentes com motocicletas, 405 foram vítimas de acidentes com carro, 741 atropelamentos e 74 por outros meios. Os acidentes com motocicletas continuam representando mais de 80% dos acidentes de trânsito e permanecem como primeiro motivo de procura, representando 17% do atendimento geral do HUT. Dentre os acidentes com motocicleta, os homens lideram com 76% desse total. Quase 60% das vítimas são jovens com idade de 21 a 40 anos e muitos recebem alta com sequelas permanentea. 

Antonio Gilberto Albuquerque Brito nasceu dia 22 de dezembro de 1965 em Morro do Chapéu, município de Esperantina. Aos 10 anos de idade veio para Teresina com toda família após a perda trágica da irmã mais velha. Para ajudar nas despesas da casa, sempre trabalhou. Foi vendedor de dindim, lavador de carro, jardineiro, capinador e vendedor de carnes. Isso tudo sem deixar de estudar. Em 1980 participou da criação de grêmios estudantis. Foi taxista no balão do São Cristovão e, em 1986, participou da criação da rádio taxi Teresina.

Depois de passar para vários cursos na área de saúde, em 1990 foi aprovado para medicina na Universidade Federal do Piauí. A partir daí, teve várias conquistas: foi secretário de saúde na cidade de Barro Duro, estava entre os profissionais que implantaram o PSF (Programa Saúde da Família) no Piauí. Entre os anos de 2000 e 2002 fez suas especializações em cirurgia geral e cirurgia gastroenterologica. Já em 2007 participou da organização da abertura do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Em 2008 inaugurou o HUT como diretor técnico e permanece até hoje como diretor geral.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES