Sistema Meio Norte de Comunicação apresenta projeto de EletroLixo na Câmara de Teresina

Sistema Meio Norte de Comunicação apresenta projeto de EletroLixo na Câmara de Teresina

Câmara de Vereadores de Teresina promoveu uma audiência pública na manhã de ontem para tratar de um desafio global com graves repercussões locais

Câmara de Vereadores de Teresina promoveu uma audiência pública na manhã de ontem para tratar de um desafio global com graves repercussões locais: o tratamento do lixo eletrônico no País

Presidida pela vereadora Teresa Brito (PV) e solicitada pelo vereador Antonio Aguiar (Pros), a Câmara de Vereadores de Teresina promoveu uma audiência pública na manhã de ontem para tratar de um desafio global com graves repercussões locais: a coleta e o destino correto e sustentável do lixo eletrônico.

O Sistema Meio Norte de Comunicação esteve presente representado pelo ambientalista Alcide Filho. Da tribuna da câmara ele apresentou à mesa e ao plenário o Projeto EletroLixo, uma iniciativa de ecocidadania, coordenada pelo diretor de Jornalismo José Osmando. O objetivo do EletroLixo é promover uma ampla mobilização educativa, coleta e destino correto de lixo eletrônico.

Lixo tem uma diversificada origem e classificação. Assim, pensar apenas no lixo da casa e da cozinha é limitação. Um lixo que nem parece lixo é o eletrônico. Ainda assim é perigoso. São baterias de celular, pilhas, monitores, TVs, celulares, computadores, notebooks, tablets...e muito etc.

O objetivo do Projeto EletroLixo é atuar contra o lixo eletrônico que se acumula, sem coleta adequada, em casa, no escritório, no trabalho e por todo lugar.

É urgente respondermos juntos a uma pergunta que não se deve adiar: como dar destino e uso sustentável, ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável para os eletroeletrônicos encostados, equipamentos de informática obsoletos, celulares e baterias que descartamos diariamente?

Com o Projeto EletroLixo o Sistema Meio Norte de Comunicação pretende envolver a sociedade em uma participativa ação de coleta de lixo eletrônico e lhe providenciar o mais correto destino.

O EletroLixo promoverá ações de coletas centralizadas de lixo eletrônico em diversos pontos da cidade. Esta ação envolverá todas as empresas do Grupo Meio Norte, seus clientes, entidades sociais como a OAB e CREA, iniciativa privada, operadoras, redes de supermercados, clubes de serviços, escolas, faculdades e instituições públicas estaduais e municipais.

O EletroLixo pretende através da conscientização e com a coleta evitar o pior dos destinos para esse lixo eletrônico em Teresina.

Sobre a iniciativa do Projeto EletroLixo, o vereador Antônio Aguiar declarou ser mais que oportuna e que encaminhará, nesta quarta-feira, um pedido de moção de congratulações ao Sistema Meio norte de Comunicação. "Vamos fazer esse projeto acontecer, não podemos adiar esse começo. A iniciativa e a capacidade de mobilização do Sistema Meio Norte de Comunicação certamente amplificará o alcance desse projeto para toda a comunidade", disse Antônio Aguiar.

A vereadora Teresa Brito, presidente da Comissão do Meio Ambiente da Câmara, afirmou que encaminhará ao Prefeito Firmino Filho a campanha do EletroLixo. "Com a sociedade sendo orientada e educada através do Projeto EletroLixo, proposto pelo Sistema de Comunicação Meio Norte, o problema do lixo eletrônico deixa de ser uma agressão ambiental lamentada e passa a ser uma solução executada". "Só temos é que louvar essa iniciativa", completou.





Fonte: Jornal Meio Norte