Menor bebê do Brasil completa um ano e ganha comemoração

Carolina Terzis nasceu em novembro de 2011 com 360 g e 27 cm.

A sexta-feira (16) será de festa na casa da família da pequena Carolina Terzis, em Belo Horizonte. O bebê, que ganhou o título de menor do Brasil em seu nascimento, em 2011, vai completar um ano de vida. Segundo o pai da garota, o mecânico Thiago Fernandes, a festa será simples e "apenas para os mais íntimos".

? Vamos fazer um bolinho pra ela, com poucas pessoas, mais uma marca simbólica mesmo.


Menor bebê do Brasil completa um ano e ganha comemoração

O motivo da comemoração ser mais reservada, conforme Fernandes, partiu de uma orientação médica. É que Carolina ainda precisa de cuidados e não pode ser exposta a grandes aglomerações de pessoas por ser bastante sensível e ter alguns órgãos, como o pulmão, ainda no término de sua formação. segundo Thiago, a bebê ainda apresenta o corpo de uma criança de apenas oito meses.

? Ela está boa, se recuperando da visão, que tinha dado uma miopia, está crescendo e se desenvolvendo.

Sair de casa, segundo Thiago, apenas para a fisioterapia, que acontece três vezes por semana, para acelerar o desenvolvimento motor e da visão da criança.

? A gente ainda espera a liberação dos médicos, para não arriscá-la. Não arriscamos [levar a Carolina] para aglomerado de pessoas ainda, para evitar resfriados, constipações e até uma pneumonia.

Com 6 kg e cerca de 68 centímetros, a pequena Carolina já não lembra nem de longe o frágil bebê que nasceu após 25 semanas de gestação, com cerca de 360g e 27 centímetros. Ela precisou ficar internada por cerca de seis meses no hospital onde nasceu, em Nova Lima, na Grande BH, já que seu corpo ainda não tinha se desenvolvido completamente. A saída do local foi marcante.

? É porque ela foi bem querida pela equipe médica né. Quando ela foi embora, todo mundo ficou feliz porque deram o máximo para que ela [Carolina] ficasse bem.

E comemoração é o que não vai faltar na casa da família. Para o dia 2 de maio de 2013, data em que a menina completa um ano de alta hospitalar, a família já prepara uma nova festa, desta vez com mais convidados.

? Vamos fazer mais de uma comemoração por ano sempre. Esperamos poder chamar mais gente nessa, já com a liberação dos médicos.

Fonte: r7