Mercado do Parque Firmino Filho está abandonado

Mercado do Parque Firmino Filho está abandonado

As pedras de granito que compõem as bancadas estão sendo quebradas, as lâmpadas roubadas, as telhas são apedrejadas e as vidraças estão no chão

Um prédio com uma localização privilegiada na Zona Norte da capital e próximo aos parques Firmino Filho e Wall Ferraz que possui uma estrutura adequada para abrigar o Mercado Público, mas está abandonado. Caso funcionassem, os feirantes contariam com dez boxes destinados à venda de carnes e oito bancadas reservadas para as frutas e verduras. Há ainda bancos de madeira para os clientes, mas o cenário é de abandono.


Mercado do Parque Firmino Filho está abandonado

As pedras de granito que compõem as bancadas estão sendo quebradas, as lâmpadas roubadas, as telhas são apedrejadas e as vidraças estão no chão. A porta dos banheiros foi arrobada e qualquer pessoa pode entrar na área interna do prédio. Durante a noite é usado com esconderijo de bandidos. O que seria um local limpo hoje está repleto até de fezes humanas.

A equipe da Rede Meio Norte visitou as dependências do prédio do Mercado Público do Parque Firmino Filho e pode comprovar o estado de abandono em que o prédio encontra-se. O mato toma conta da área externa e a grade que protege o mercado está solta e pode ser levada pelos bandidos a qualquer momento.

Contudo, a comunidade reage ao problema e tem esperança de que ocorra a reabertura do Mercado, como fala em seu depoimento ao repórter Pedro Borges, o ceramista Francisco das Chagas Sousa.

?Do jeito que fizeram no Shopping da Cidade é o que a gente quer que seja feito aqui, ali não era tudo no meio da rua e agora tá lá cada um no seu lugar, e agora não está uma maravilha? Pois é daquele jeito que a gente quer aqui?, desabafa.


Mercado do Parque Firmino Filho está abandonado

Para o usineiro Francisco Silva, que também é morador do Parque Firmino Filho e seria beneficiado com a revitalização e funcionamento do mercado público do bairro, a situação é fruto de descaso. ?A gente vê que isso não pode acontecer, tá um patrimônio público aqui abandonado e sem utilidade?, afirma indignado.


Mercado do Parque Firmino Filho está abandonado

A comunidade acredita que o problema tenha sido a forma que foi feita que não contou com incentivo para os feirantes e nem estimulou a população a se apropriar do espaço. ?O prefeito Sílvio Mendes já esteve aqui, o Firmino Filho já esteve aqui e eu não sei o que está faltando para ser inaugurado esse mercado?, indaga a moradora Celi Frazão. A poucas quadras do mercado existe a ?feira do pão? sem estrutura adequada e que funciona no meio da avenida do bairro.

Fonte: Marcilany Rodrigues