Mês de julho é o mais quente já registrado na história, diz União Europeia

De acordo com o relatório, julho passado foi 0,72ºC mais quente que a média do período entre 1991 e 2020

Mês de julho é o mais quente já registrado na história, diz União Europeia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia 8 de agosto de 2023, o programa de observação da Terra da União Europeia, o Copernicus, divulgou dados que revelam que o mês de julho de 2023 alcançou um marco histórico como o mais quente já registrado na história da humanidade.

Conforme indicado no relatório, a temperatura média de julho passado superou em 0,72ºC a média do período entre 1991 e 2020, estabelecendo um novo recorde. Além disso, registrou-se um aumento de 0,33ºC em relação a julho de 2019, que anteriormente detinha o recorde de calor. Uma constatação alarmante é que, de acordo com as estimativas do Copernicus, a temperatura média de julho passado ultrapassou em 1,5ºC a média do período entre 1850 e 1900, conhecido como a era pré-industrial, frequentemente usado como referência para avaliar as metas climáticas.

O Acordo de Paris, assinado em 2015, tem como principal objetivo conter o aumento da temperatura global neste século, buscando limitá-lo a um patamar de 2ºC acima dos níveis pré-industriais, com esforços redobrados para evitar que ultrapasse o limite mais rigoroso de 1,5ºC.

Conforme as informações divulgadas pelo programa de observação da Terra da União Europeia, o Copernicus, o mês de julho também assinalou um novo recorde ao apresentar um incremento de 0,51ºC na temperatura média da superfície dos oceanos em comparação com o período de referência entre 1991 e 2020. Isso ocorre num contexto em que o fenômeno periódico de aquecimento do Pacífico conhecido como El Niño está em processo de evolução.

"Acabamos de ver que as temperaturas globais do ar e da superfície dos oceanos bateram recorde em julho. Esses recordes têm consequências tremendas para as pessoas e o planeta, expostos a eventos extremos cada vez mais frequentes e intensos", disse Samantha Burgess, vice-diretora do serviço de mudanças climáticas do Copernicus.

No intervalo compreendido entre janeiro e julho deste ano, a média das temperaturas globais de 2023 se posiciona como a terceira mais elevada já registrada. Esse valor apresenta um acréscimo de 0,43ºC em relação ao período de referência entre 1991 e 2020, ficando atrás das médias de 2016, que registrou um aumento de 0,49ºC, e de 2020, que observou um aumento de 0,48ºC.

No entanto, é importante notar que essa diferença está propensa a diminuir. Isso ocorre devido ao fato de que os últimos meses de 2016 foram mais amenos em comparação com a média, enquanto é esperado que o restante de 2023 seja mais quente devido à influência do fenômeno climático El Niño.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES