Meteorologia diz que suspensão das chuvas é temporária em algumas áreas do Piauí

Esse quadro, no entanto, já começa a perder força e está se dissipando

O meteorologista Mainar Medeiros, da Gerência de Hidrometeorologia, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), disse nesta quinta-feira, 8, que a suspensão temporária das chuvas em algumas áreas do Estado foi provocada pela formação de um Vórtice Ciclônico de Alto Nível, que posicionou o seu centro entre o Ceará, Piauí e Maranhão.

O vórtice, segundo ele, inibe o transporte de vapor d?água, da umidade e as formações das nuvens ocasionando a suspensão das chuvas. Esse quadro, no entanto, já começa a perder força e está se dissipando.

Mainar Medeiros garante que, com a dissipação deste sistema meteorológico, a atmosfera voltará a ficar instável e os fatores provocadores de chuvas retomarão as suas atividades normais. Acrescenta que as formações de linhas de estabilidade, o auxílio dos ventos alísios e a atividade de pulsos isolados da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também voltarão a atuar entre a climatologia, deixando o tempo parcialmente nublado, com ocorrência de chuvas moderadas e fraca em quase todo o Estado.

Nos últimos dias, o Piauí tem registrado rajadas de ventos fortes de curta duração de até 37,5 metros por segundo. Também há registro de ocorrências de descargas elétricas (relâmpagos e trovões) e de chuvas moderadas em áreas dos setores Central e Sul do Piauí.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br