Mil processos agendados no TRT/PI

A parte que tiver interesse pode solicitar que seu processo também seja incluído na pauta

Mais de mil audiências estão sendo agendadas pela Justiça do Trabalho do Piauí para a Semana Nacional da Conciliação, que será realizada no período de 7 a 11 de dezembro. As 11 Varas do Trabalho do Estado estão concluindo o levantamento das ações passíveis de conciliação. Além disso, a parte que tiver interesse pode solicitar que seu processo também seja incluído na pauta.

O coordenador do Juízo de Conciliação Permanente do Tribunal Regional do Trabalho do Piauí (TRT/PI), juiz do Trabalho substituto Carlos Wagner Araújo Nery da Cruz, explica a Justiça do Trabalho no Piauí adota o sistema de conciliação permanente e, além disso, cada Vara do Trabalho realiza uma semana de atividades de conciliação em datas diferenciadas. Isso permite uma presença maior das partes e dos advogados.

"Mesmo assim fazer atuar também na Semana Nacional de Conciliação promovida pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) por entender que é uma oportunidade de podermos avançar ainda mais na resolutividade das ações", pontua o juiz Carlos Wagner.

De acordo com a Corregedoria Regional do TRT/PI, este ano foram realizadas 612 audiências de conciliação na primeira instância, sendo que em 393 casos houve acordo entre as partes, ou seja, 64,2% de aproveitamento positivo. O total homologado nos acordos soma quase R$ 2,3 milhões.

Para o presidente do TRT/PI, desembargador Manoel Edílson Cardoso, a conciliação traz grandes vantagens para os dois lados envolvidos na pendência judicial porque otimiza a solução dos processos trabalhistas e efetivamente busca a quitação dos débitos por parte do empregador ao mesmo tempo em que torna o processo mais célere para o trabalhador.

Fonte: Ascom