Minha Casa Minha Vida deve convocar sorteados até o fim do ano

SDU diz para inscritos ficarem de olho no site da Prefeitura

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Coordenação do Programa Minha Casa Minha Vida de Teresina deve convocar mais 400 famílias para completar a entrega do Residencial Angicos até o final de dezembro, é o que informou a Coordenadora do Minha Casa Minha Vida de Teresina, Lucilene Cabral, em entrevista concedida ao apresentador Silas Freire, no programa Diálogo Franco, na Rádio Jornal Meio Norte (90,3).

A Prefeitura de Teresina já sorteou casas para teresinenses em três momentos: Em 2014, com 8 mil pessoas sorteadas; Em 2015 com 2,5 mil sorteados; e em 2017, com 1,7 mil teresinenses sorteados. Como muitas pessoas desistiram ou não comprovaram a renda as vagas para a entrega do Residencial Angicos, ainda resta vagas para 400 famílias. "Estamos precisando finalizar a entrega dessas casas. Só está faltando completar as vagas para as famílias. Queremos finalizar todo esse processo ainda no finaldo mês de dezembro", explicou Lucilene Cabral.

A coordenadora explicou que não haverá novas inscrições para o Programa Minha Casa Minha Vida. As famílias que estão sendo chamadas atualmente fazem parte das mais de 20 mil pessoas que se cadastraram ainda em 2014. "Nós estamos trabalhando recebendo e analisando a documentação dos sorteados e ecaminhando para Caixa Econômica Federal para selecionar e verificar a situação dos critérios de renda dos sorteados e, a partir disso, a família é aprovada ou não", disse.

Dentre os critérios analisados pela Caixa está se a família tem renda igual ou inferior a R$ 1.800,00, se já possui uma outra casa. " O projeto está com dificuldades para entregar as Unidades de Residencial Angicos porque as famílias sorteadas ficaram com pendências e não foram regularizar o cadastro. Outro fato foi que convocamos 600 famílias para receberem as casas. Mas apenas 200 compareceram", relata a Coordenadora do Projeto Minha Casa Minha Vida em Teresina.

"As pessoas que se increveram em 2014, a gente pede que eles olhem o site da Prefeitura. Caso o nome esteja na listas compareça à Coordenação Programa Minha Casa Minha Vida na Rui barbosa 3069, bairro matadouro ou ligue para 3213-7050", destacou Lucilene Cabral.

Imóveis podem ser fiscalizados a partir do próximo ano

Ouvintes da Rádio Jornal Meio Norte questionaram a coordenadora Lucilene Cabral durante a entrevista. Muitos afirmaram conhecer pessoas que recebiam as casas por conta de favores políticos, o que foi negado veementemente pela entrevistada. Outra denúncia feita pelos ouvintes foi que muitos moradores do Minha Casa Minha Vida estão vendendo suas casas ilegalmente. "Não existe corrupção no programa de escolha das pessoas que receberão as casas. Quem se inscreveu e foi selecionado passou pelos critérios do sorteio, acompanhados pelo Ministério e Defensoria Pública", ressaltou.

Lucilene Cabral afirmou que a Secetaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) está trabalhando diretamente com o Ministério Público e Defensoria Pública para a partir de 2019 iniciarem a fiscalização de pessoas que vendem as casas. "Nós estamos ainda no momento de entrega. A partir do próximo ano nós começaremos a fiscalizar junto com Caixa Econômica, Ministério e Defensoria Pública", explicou.

Para as pessoas que venderam, trocaram ou abandonaram suas casas, segundo a entrevistada, serão penalizadas. "É feito todo um contrato com a Caixa. É um crime fazer o que o cotrato pressupõe. Com a fiscalização do próximo ano, nós penalizaremos esdas



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES